![VLT Fortaleza Ramificação levará passageiros da estação do Aeroporto ao estádio](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vlt-fortaleza.jpg)
Com o objetivo de fortalecer o turismo e melhorar a mobilidade urbana, o Governo do Estado do Ceará anunciou a construção de uma nova linha do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que conectará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, prevista para iniciar neste ano, terá prazo de execução de 24 meses e permitirá que o trajeto seja feito em apenas 12 minutos.
“Turistas que virão para Fortaleza poderão se deslocar de maneira mais cômoda e segura. Isso fortalecerá significativamente nossa infraestrutura esportiva e cultural. Essa linha também será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
As obras do novo ramal para o Castelão devem começar antes mesmo da conclusão da estação do Aeroporto. Com a expansão do sistema metroviário, será construído um trecho de 5,1 km, com duas novas estações: Estacão Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estacão Castelão. O investimento previsto é de R$ 181 milhões.
Uma vez em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. A Estacão Aeroporto também estará conectada à Estacão Expedicionários, facilitando o deslocamento entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
“Essa obra terá um grande impacto social. Diversos bairros serão beneficiados com essa interligação, que também fortalecerá o turismo religioso e esportivo”, destacou Hélio Winston Leitão, Secretário da Infraestrutura do estado. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora, o torcedor terá mais uma opção de transporte rápida e eficiente, além das 4.500 vagas de estacionamento disponíveis”, completou.
Turismo em Fortaleza
O turismo no Ceará registrou um crescimento expressivo em 2024, impulsionado pelo aumento de visitantes internacionais, eventos e a maior procura por Fortaleza como destino. Segundo dados do governo estadual, o estado recebeu mais de 95,2 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 33,1% em relação a 2023.
No terceiro trimestre, o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Ceará avançou 6,9%, superando a média nacional (2,4%) e estados concorrentes como Bahia (3,5%) e Pernambuco (0,0%). Fortaleza também se destacou no turismo de negócios, sediando 219 eventos ao longo do ano, consolidando-se como um polo do setor. Além disso, a capital cearense foi o destino mais buscado para viagens no Brasil em 2024, de acordo com a plataforma Airbnb.
Leia mais: Latam anuncia voo direto de Fortaleza para Lisboa a partir de abril