Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Fortaleza receberá nova linha de VLT entre Aeroporto e Castelão em 2025

Governo investirá R$ 181 milhões na expansão do VLT de Fortaleza. O trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia
VLT Fortaleza Ramificação levará passageiros da estação do Aeroporto ao estádio
Linha deverá estar em operação em 2027, quando Fortaleza será uma das sedes da próxima Copa do Mundo Feminina. Foto: Romário Pinheiro/Governo do Estado

Com o objetivo de fortalecer o turismo e melhorar a mobilidade urbana, o Governo do Estado do Ceará anunciou a construção de uma nova linha do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que conectará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, prevista para iniciar neste ano, terá prazo de execução de 24 meses e permitirá que o trajeto seja feito em apenas 12 minutos.

“Turistas que virão para Fortaleza poderão se deslocar de maneira mais cômoda e segura. Isso fortalecerá significativamente nossa infraestrutura esportiva e cultural. Essa linha também será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

As obras do novo ramal para o Castelão devem começar antes mesmo da conclusão da estação do Aeroporto. Com a expansão do sistema metroviário, será construído um trecho de 5,1 km, com duas novas estações: Estacão Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estacão Castelão. O investimento previsto é de R$ 181 milhões.

Uma vez em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. A Estacão Aeroporto também estará conectada à Estacão Expedicionários, facilitando o deslocamento entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

“Essa obra terá um grande impacto social. Diversos bairros serão beneficiados com essa interligação, que também fortalecerá o turismo religioso e esportivo”, destacou Hélio Winston Leitão, Secretário da Infraestrutura do estado. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora, o torcedor terá mais uma opção de transporte rápida e eficiente, além das 4.500 vagas de estacionamento disponíveis”, completou.

- Publicidade -

Turismo em Fortaleza

O turismo no Ceará registrou um crescimento expressivo em 2024, impulsionado pelo aumento de visitantes internacionais, eventos e a maior procura por Fortaleza como destino. Segundo dados do governo estadual, o estado recebeu mais de 95,2 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 33,1% em relação a 2023.

No terceiro trimestre, o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do Ceará avançou 6,9%, superando a média nacional (2,4%) e estados concorrentes como Bahia (3,5%) e Pernambuco (0,0%). Fortaleza também se destacou no turismo de negócios, sediando 219 eventos ao longo do ano, consolidando-se como um polo do setor. Além disso, a capital cearense foi o destino mais buscado para viagens no Brasil em 2024, de acordo com a plataforma Airbnb.

Leia mais: Latam anuncia voo direto de Fortaleza para Lisboa a partir de abril

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -