O Porto do Pecém registrou um novo recorde na movimentação de contêineres no ano de 2024 e um aumento no número de navios que passaram pelo porto, 96 a mais. O ancoradouro atingiu a marca de 555 mil contêineres movimentados, 15% a mais que em 2023, quando movimentou 482.930. Além disso, o porto teve um aumento de 13% no quesito de toneladas processadas em comparação com 2023, chegando a atingir 19,6 milhões de toneladas.
“Foi um ano muito especial, o segundo melhor ano da história do Porto do Pecém. Primeira vez que ultrapassamos a marca de 500 mil contêineres. Tivemos um bom desempenho no setor de granéis sólidos, retomando a exportação de minério de ferro para a China. Vamos provando que nosso terminal é robusto e que nosso time é comprometido. Tudo isso é resultado do trabalho dos nossos colaboradores, do apoio dos nossos operadores portuários, parceiros e da confiança dos nossos clientes”, declarou o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães.
No quesito da carga solta, o crescimento foi de 3,3%, chegando a um total de 3.782.971 toneladas. Um dos destaques foi o setor de siderurgia, que movimentou 728.412 toneladas, equivalente a um aumento de 18,5% em comparação com o ano passado. Ainda no segmento, a carga de minério de ferro ultrapassou as 5,3 milhões de toneladas. Desse total, 600 mil toneladas foram exportadas para a China.
A movimentação de granéis sólidos também foi um ponto positivo, registrando um crescimento de 21%. A exportação de granitos também cresceu, totalizando 43 mil toneladas, um número aproximadamente 32% maior que em 2023. Entretanto, o setor que teve o maior aumento foi o de fertilizantes, que apresentou um valor quase três vezes maior que no ano anterior, totalizando 35 mil toneladas.
“Esse crescimento só é possível pela flexibilidade e grande capacidade do nosso terminal. Tivemos o recorde de movimentação em um único navio, o MSC Mariagrazia, com mais de 7 mil TEUs em uma única operação. Nossas operações são eficientes e seguras e, por isso, nossa expectativa é seguir nesse bom crescimento em 2025”, afirmou o diretor de operações do Complexo do Pecém, Roberto de Castro.
Pecém como Hub de H2V
Além dos recordes de movimentação, em 2024 o Complexo de Pecém também consolidou seu Hub de Hidrogênio Verde (H2V). Que junto com a sanção presidencial do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono no Porto do Pecém, também foram assinados três novos pré-contratos para produção de H2V com a Voltalia, a FRV e a Fuella AS. Somados, esses projetos totalizam aproximadamente R$ 15 bilhões em investimentos.
“Além disso, assinamos dois contratos na área de óleo e gás: um novo terminal greenfield de combustíveis com a Dislub/TMB, com início de operações em 2027; e outro terminal greenfield para armazenagem e distribuição de GLP com a Supergasbras e Ultragaz, com início previsto para 2028, que está aguardando análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”, complementa Roberto.
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