Com movimentação de 9,6 milhões de passageiros no ano passado, maior do que toda a população de Pernambuco, o aeroporto internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre iniciou 2025 quebrando o recorde de pessoas circulando no terminal recifense administrado pelo grupo espanhol Aena. Foram mais de 35 mil em 6 de janeiro. O maior aeroporto do Nordeste vai ganhar um terminal intermodal para melhorar o conforto de quem vai embarcar ou desembarcar em um dos 262 voos domésticos e internacionais realizados diariamente.
Esses resultados consolidam o aeroporto como o 6º aeroporto em passageiros, o maior fora do Sudeste e Distrito Federal, ao mesmo tempo em que avança nos planos para a construção de um novo terminal intermodal, que substituirá o antigo terminal do aeródromo. A novidade foi divulgada pelo diretor do Aeroporto Internacional do Recife, Diego Moretti, e o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena, Marcelo Bento.
Além disso, o aeroporto agora oferece voos diretos para oito destinos internacionais, o mais recente anunciado foi para a cidade do Porto (POR). Os demais são Lisboa (POR), Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA), Santiago (CHI), Buenos Aires (ARG), Montevidéu (URU) e Assunção (PAR). “Estamos sempre em busca de novas oportunidades para expandir nossas rotas,” afirmou Moretti.
Novo projeto de desenvolvimento imobiliário
A concessionária ainda apresentou, durante o encontro, um projeto de desenvolvimento imobiliário. Com o conceito de inovação urbana e desenvolvimento imobiliário, o projeto vai transformar o entorno do Aeroporto do Recife em uma área com novos serviços e oportunidades para a população local.
Serão disponibilizados 550 mil m2 de área livre. Espaços mal aproveitados vão dar lugar a um complexo de centros logísticos, comerciais, hotéis, empresariais, empreendimentos de esportes e lazer e outras realizações que tenham sinergia com a operação aeroportuária.
O objetivo é também melhorar a infraestrutura local, fomentar a economia e atender a demandas de moradores e passageiros. “O aeroporto possui um enorme território. A nossa propriedade abrange sempre qualquer equipamento relacionado aos aeroportos. No entanto, há áreas que não se identificam com o setor aeroportuário e podemos dedicar a outros negócios”, explica Marcelo Bento.
Terminal Intermodal e bem-estar da população
O novo projeto também contará com um novo espaço de convivência, o Terminal Intermodal, que está em fase de construção, integrado à Praça Salgado Filho. A iniciativa inclui áreas verdes, comércio, obras de arte e a restituição de patrimônio histórico, incorporados a um centro de múltiplos usos, aberto para a mobilidade e o lazer da população.
O lugar vai concentrar serviços de transporte, como veículos por aplicativos e de turismo, exposição artística, cafés e lanchonetes. “Recife não se limita apenas a realizar operações diárias. Queremos evoluir cada vez mais junto com a cidade. A ideia do [Terminal] Intermodal é que o passageiro se sinta acolhido, como um abraço do aeroporto e da comunidade para aqueles que estão chegando aqui”, comenta Moretti.
A infraestrutura local também sofre intervenções com a recuperação das calçadas na fachada do aeroporto, replantio de árvores adequadas ao espaço, drenagem para evitar alagamentos, e implantação de ciclofaixas e passagens no mesmo nível das calçadas para melhorar a acessibilidade. A previsão é que a obra seja entregue até o final de 2025.
“O terminal intermodal é um espaço em um terreno antigo e estamos nos preparando para iniciar sua construção. Ele se conecta com o prédio existente, estendendo o andar térreo, para que possamos aliviar a calçada do aeroporto. Todos aqui sabem como ela é congestionada”, explica Marcelo.
Sustentabilidade e segurança
Marcelo explica que o aeródromo possui energia renovável e de fontes certificadas, sem fazer uso de nenhum tipo de energia gerada por combustível fóssil. Além disso, possui um sistema para tratamento e reuso de água. “Esse novo comportamento de consumo é a razão pela qual temos uma área de embarque muito mais confortável”, comenta o diretor.
Ele também comenta que, em outubro de 2024, o aeródromo atingiu a nota máxima de 230 pontos em auditoria sobre segurança operacional realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cumprindo 100% das normas internacionais de segurança.
O índice é resultado de uma série de medidas para reduzir o risco de acidentes na aviação. A avaliação dos auditores considerou os níveis de implantação e de efetividade do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO).
Investimentos para modernização
A Aena, gestora do aeroporto, anunciou um pacote de investimentos de $12 bilhões em seus aeroportos no Brasil, sendo $1,9 bilhões destinados a obras e melhorias no Nordeste. Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais da Aena, compartilhou detalhes sobre as melhorias já implementadas, incluindo reformas na sinalização e nos banheiros, além da introdução de água de reuso. “Estamos focados em proporcionar uma experiência de viagem ágil e confortável para todos os passageiros,” disse Bento.
A primeira fase de modernização já foi iniciada, com a reconfiguração de espaços e a construção do terminal intermodal, que promete aliviar a congestionada calçada do aeroporto. “Havia muitos desafios de licenciamento, mas estamos determinados a avançar com esse projeto fundamental,” explicou Bento.
Integração com o turismo local
Com o crescimento do aeroporto, a Prefeitura do Recife também tem se mobilizado para potencializar essa expansão. O secretário executivo de turismo, Thiago Ângelus, destacou que a prefeitura está desenvolvendo pautas estruturadas e se alinhando com a Aena. “Na semana passada nós tivemos o anúncio do voo Recife-Porto. Isso também é um trabalho aí que a Prefeitura fez durante um ano de forma estratégica. Então o município conseguiu fazer a atração desse voo aqui para a cidade”, comenta.
O secretário também cita Recife como um dos destinos mais procurados desta alta temporada, afirmando que “esse trabalho integrado com o trade turístico” está rendendo frutos. “Com o aeroporto, que vem fazendo um trabalho brilhante na expansão, somado a tudo isso que a Prefeitura do Recife vem trabalhando”, celebra Ângelus.
Thiago ainda afirma que a capital pernambucana está vivenciando uma boa fase no segmento: “O turismo vive um bom momento, a chegada do novo centro de convenções, o próprio Novotel, que foi inaugurado no ano passado. Tem também atrativos turísticos, os equipamentos que a gente vem trabalhando”, cita.
Leia mais:
Aeroporto dos Guararapes registra recorde histórico de passageiros em 2024
Primeira etapa das obras do aeroporto de Maragogi será entregue em fevereiro