Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Acesso aéreo para Noronha será apenas por Recife e Fortaleza

A Azul vai manter a rota para Fernando de Noronha que sai de Natal, capital do Rio Grande do Norte, apenas até 8 de março. A falta de aeronaves disponíveis é uma das justificativas
voo Azul Fernando de Noronha
Os voos para Fernando de Noronha são operados pela Azul com o avião ATR-72, com capacidade para 70 passageiros. Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação

Os voos entre Natal-Fernando de Noronha operados pela Azul Linhas Aéreas vão ser suspensos a partir do dia 8 de março. As viagens para a ilha pernambucana serão feitas somente saindo do Recife. Segundo a companhia, a ação faz parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Além disso, a empresa informou que os clientes serão realocados para que não tenham nenhum tipo de prejuízo com essa mudança.

Com essa decisão, Fernando de Noronha passa a ter apenas duas rotas aéreas para acesso a ilha, sendo elas Recife e Fortaleza. Além do cancelamento do voo de Natal, em outubro já havia sido cancelado o voo operado pela Latam que saía de São Paulo.

O anúncio, que foi feito na terça-feira (21), justificou a suspensão das rotas como um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Somado a isso, a Azul vem enfrentando problemas em relação aos custos operacionais, além de escassez de aeronaves e peças de reposição.

Outra adversidade que a companhia enfrenta é em relação ao aumento da cotação do dólar. Esse fator também fez com que a empresa suspendesse suas operações no aeroporto de Mossoró a partir do dia 10 de março.

Atualmente o voo entre Natal e Fernando de Noronha é operado pelo avião ATR-72, com capacidade para 70 passageiros, segundo a Agência Nacional de Avião (Anac)

- Publicidade -

No momento, a rota já não consta mais como regular na lista de consulta de voos programados da Anac, mas a Azul informou que os clientes impactados pela suspensão das operações vão receber assistência necessária, prevista na resolução 400 da Anac.

Destino Noronha na fusão da Azul com a Gol

A Azul atualmente passa por um processo de fusão junto a Gol, com um memorando de entendimento já assinado e com as negociações já iniciadas. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.

A fusão depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, que está prevista para abril. A nova empresa terá três conselheiros da Abra, holding que controla a Gol e a Avianca, três da Azul e três independentes.

Mesmo com a fusão concluída, as companhias aéreas Gol e Azul continuarão a existir de forma independente, entretanto poderão compartilhar aeronaves, com uma companhia fazendo voos da outra, de modo a aumentar a ligação entre grandes cidades e destinos regionais.

Leia mais: Fortaleza terá 1º voo direto do NE para Caiena, capital da Guiana Francesa

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -