O Piauí tem projeção para alcançar um novo recorde na produção de grãos em 2025, com uma estimativa de chegar a aproximadamente 6,5 milhões de toneladas, que corresponderá a 2% de toda a safra nacional anual. Esse volume representará um crescimento de 13,38% em relação ao ano anterior, quando foram colhidas 5,7 milhões de toneladas. A expectativa marca a retomada de uma sequência de recordes que se iniciou em 2017, sendo interrompida apenas pela queda em 2024.
Os avanços no cultivo de milho e soja – principais culturas do estado, que correspondem a aproximadamente 94% da atividade agrícola – são fatores que colaboram para o aumento da produção de grãos.
A soja, principal produto da produção agrícola piauiense – chegando a representar 82% das exportações do Piauí em 2024, sendo equivalente a US$ 1,1 bilhões – deve ter um incremento de 241.525 toneladas, equivalente 6,34% se comparado com o resultado da safra anterior, fazendo com que tenha a previsão de chegar a marca de 4.053.219 toneladas em 2025, representando 61,77% do total da safra estadual.
O milho ocupa o segundo lugar, com uma produção estimada de 2.110.247 toneladas, 32,16% do total. O aumento projetado é de 442.613 toneladas comparado à safra passada, equivalente a 26,54%. Com esse crescimento, o Piauí deverá responder por 2% da produção nacional de grãos, que alcançará 322,6 milhões de toneladas, segundo o IBGE.
Outras culturas, como feijão, algodão herbáceo, fava, sorgo e arroz, também devem registrar aumentos significativos, reforçando a diversidade e a robustez da agricultura piauiense.
Infraestrutura de transporte no PI
Entre as medidas do governo estadual do Piauí para incentivar o crescimento agrícola está o investimento na infraestrutura de transporte. O Anel Rodoviário da Soja – um conjunto de rodovias que conecta os principais polos agrícolas do sul do estado – recebeu investimentos de R$ 1,1 bilhão nos últimos dois anos. Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) foram pavimentados 330 km de rodovias no território da Chapada das Mangabeiras, enquanto outros 263 km foram recuperados.
Além disso, existem outros projetos em andamento que prometem a expansão da malha rodoviária da região, com a previsão de pavimentação de 332,88 km nos próximos anos. Entre as rodovias que compõem o Anel Rodoviário estão as PIs 397, 247, 392, 391 e a BR-330, que atendem à zona produtora de grãos e integram o Matopiba, última fronteira agrícola do Brasil formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
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