Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Alepe ganha 2 novos deputados

Cayo Albino (PSB) e Wanderson Florêncio (Solidariedade) assumem o mandato por causa das eleições e do secretariado de João Campos
Wanderson Florêncio e Cayo Albino tomaram posse nesta sexta-feira, na Alepe, assumindo o mandato de deputado estadual Fofo: Roberta Guimarães/Alepe
Wanderson Florêncio e Cayo Albino tomaram posse nesta sexta-feira, na Alepe, assumindo o mandato de deputado estadual Fofo: Roberta Guimarães/Alepe

A eleição municipal de outubro e a composição do secretariado do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), provocaram mudança na configuração da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A Casa de Joaquim Nabuco tem dois novos deputados estaduais: Cayo Albino (PSB) e Wanderson Florêncio (Solidariedade). A cerimônia de posse foi realizada nesta sexta-feira (3), no Auditório Ênio Guerra, localizado na sede do Poder Legislativo, no Recife e foi conduzida pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto.

Filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, Cayo Albino, que tem base no Agreste Meridional e assumiu a vaga deixada por Eriberto Filho (PSB), que aceitou o convite do prefeito João Campos para comandar a Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife. Já Wanderson Florêncio retorna em definitivo à Alepe, pois ficará no lugar de Lula Cabral (Solidariedade), eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

Florêncio exerceu o cargo de deputado estadual na legislatura passada, de 2018 a 2022. No discurso de posse, ressaltou que o retorno à Casa servirá para erguer bandeiras importantes, como a defesa do meio ambiente e da cultura pernambucana, além do direito das pessoas com deficiência e doenças raras.

“Nós quando estávamos na legislatura passada, instituímos a Frente Parlamentar pelo Direito das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras. Queremos reativar essa discussão, e também destacar muito a questão de cidades inteligentes e sustentáveis, com equipamentos urbanos de qualidade. São discussões que nós vamos trazer para a pauta nesses próximos dois anos”, informou o novo parlamentar do Solidariedade.

Deputado mais jovem da Alepe

Aos 26 anos, Cayo Albino chega para assumir o posto de deputado mais jovem da composição atual da Alepe. Ao falar sobre o novo desafio, ele se disse motivado para trabalhar pela população de Garanhuns, no Agreste Meridional, mas também de outras regiões do estado.

- Publicidade -

“Vou trabalhar, no que for possível, para unir forças e melhorar a vida do povo pernambucano. Mas também vou ter uma voz firme para cobrar quando necessário, e a gente se juntar para fazer aquilo para que a política foi feita: ser um instrumento de transformação na vida das pessoas. A gente vai estar à disposição para brigar, para reivindicar e, realmente, solucionar de uma forma efetiva, levando a política pública na ponta.”

Cayo Albino é filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino e é o deputado mais novo da atual legislatura Foto Roberta Guimaães Alepe

Os novos parlamentares prestaram juramento, assinaram o livro de posse e receberam distintivos. Eles foram empossados pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). “A gente está vendo aqui a vontade dos dois novos deputados que assumem hoje o compromisso com Pernambuco. E quero dizer a eles que sejam bem-vindos a essa Casa, que vão ser recebidos aqui de braços abertos.”

Outras mudanças na alepe

Além da posse de novos deputados, a composição da Alepe também terá outras mudanças. Uma delas é a saída de Cléber Chaparral (União), que na última quarta (1º) assumiu o cargo de prefeito de Surubim, no Agreste Setentrional.

Ao mesmo tempo, o deputado Antônio Coelho (União) retorna em 2025 para o seu mandato, após ter se licenciado em setembro de 2023 para chefiar a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

Com as alterações, Edson Vieira (União) deixa de ser suplente e permanece na Alepe, agora como titular do mandato.

Mudanças na Câmara Federal

Assim como na Alepe, a Câmara Federal sofreu uma pequena alteração na sua composição, mas as mudanças não chegaram a atingir 2% dos 513 deputados federais. No Nordeste, apenas dois Estados – Maranhão e Rio Grande do Norte sofreram mudanças em suas bancadas. Do total de parlamentares, nove deputados federais renunciaram na última quarta-feira (1º) a seus mandatos para assumir o cargo de prefeito – sete titulares e dois suplentes no exercício do cargo.

São eles:

  • Abilio Brunini – Cuiabá (MT)
  • Alberto Mourão – Praia Grande (SP)
  • Carmen Zanotto – Lages (SC)
  • Dr. Benjamim – Açailândia (MA)
  • Gerlen Diniz – Sena Madureira (AC)
  • Hélio Leite – Castanhal (PA)
  • Paulinho Freire – Natal (RN)
  • Ricardo Silva ­– Ribeirão Preto (SP)
  • Washington Quaquá – Maricá (RJ)
Deputado pelo Rio Grande do Norte. Paulinho Freire assumiu a Prefeitura de Natal Foto: Zeca Ribeiro/Câmara

Além desses nove, outros dois deputados federais foram eleitos em outubro do ano passado. Na época da eleição, eram suplentes no exercício do mandato, mas ontem não estavam mais no cargo, por isso não precisaram renunciar.

São eles:

  • Márcio Correa (PL) – Anápolis (GO)
  • Naumi Amorim (PSD) – Caucaia (CE)

Veja também:

Posse de Junior Matuto na Alepe provoca reação em cadeia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -