Depois de um aumento de 37,5% na quantidade de turistas estrangeiros que desembarcaram no Nordeste do País de janeiro a setembro deste ano, o Brasil vai levar os destinos da região para um roadshow na Europa. Apresentações, rodadas de negócios e criação de redes de contato acontecerão na Itália, na França e no Reino Unido, no primeiro semestre de 2025.
O anúncio foi feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) que planeja, junto ao Consórcio Nordeste (que é formado pelos nove estados da região), a realização de um plano de promoção internacional conjunto de divulgação de municípios e rotas turísticas para aumentar o número de visitantes internacionais nessas unidades da federação.
A busca do Nordeste brasileiro por turistas vindos da Europa teve um aumento de pouco mais de 20% quando os nove primeiros meses deste ano são comparados a igual período do ano passado.
Nordeste em alta
Mas o crescimento na quantidade de chegada de turistas internacionais ao Nordeste do País não foi restrito àqueles vindos do continente europeu. América do Norte e América do Sul também apresentaram aumento, principalmente o último, com um crescimento expressivo de 75,88%.
Ao todo, o Nordeste brasileiro recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 225.870 turistas internacionais, o que representa um crescimento de 40,78% quando comparado ao mesmo período de 2023. No ano passado, o somatório daqueles que chegaram a esta região do Brasil, no acumulado de janeiro a setembro, foi de 164.177 visitantes estrangeiros.
O total de chegadas internacionais ao Nordeste até setembro de 2024 já é maior que o total de estrangeiros de janeiro a novembro de 2023, quando o acumulado foi de 216.340.
A justificativa do aumento amplo, segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, já que “os estados nordestinos oferecem” uma gama de possibilidades: é “sol e praia, resorts, turismo de natureza e aventura, cultura, história, música, gastronomia, afroturismo e muito mais”.
“É uma região riquíssima que a Embratur e o trade de cada estado têm trabalhado juntos para promover. O potencial é imenso e é o que esse crescimento, tanto no mês de setembro quanto no acumulado, nos mostra”, completa.
A prova dos porquês elencados por Freixo é observada quando se analisa a quantidade de chegada de turistas por estado. A Bahia desponta na frente com mais de 94 mil visitantes estrangeiros, seguida por Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.
A Paraíba, que conseguiu atrair duas dezenas de turistas, só não foi pior que Piauí e Maranhão, que foram portão de entrada direto para menos de 10 visitantes internacionais cada uma.
A tendência também foi observada no ano passado. Em 2023, Sergipe e Piauí não foram portão de entrada direto para nenhum turista internacional.
Mas o plano do governo federal é manter constante o crescimento do turismo internacional tanto no Nordeste, quanto no Brasil. O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, do Ministério do Turismo, é tornar o País o principal destino turístico da América do Sul, com a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, além de gerar US$ 8,1 bilhões em receitas dos gastos desse público.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, “o Brasil tem fortalecido sua marca no cenário internacional”.
“Temos trabalhado para mostrar nossos atrativos e destinos, apresentando toda diversidade cultural, gastronômica e as belezas naturais que só se encontra por aqui. Nossa missão é alcançar os dois dígitos no número de turistas estrangeiros até 2027”, completa.
Visitantes por país
Comparando os dez principais países de origem dos turistas que visitaram o Nordeste de janeiro a setembro de 2024 ao mesmo período de 2023, a Argentina se manteve na liderança.
O país aumentou seu volume de visitantes para 65.321 em 2024, em comparação com 55.756 no ano anterior. Apesar do aumento absoluto de turistas argentinos, Portugal apresentou uma redução de 17,7%, passando de 44.884 para 36.932 visitantes.
O ranking também revela um crescimento no número de turistas do Uruguai, que passou a ocupar a terceira posição em 2024, com 19.528 visitantes, comparado a 12.589 no ano anterior. Já a Itália, que no ano passado figurava na terceira posição com 25.184 visitantes, registrou uma queda para 19.381, perdendo duas posições para Portugal e Uruguai.
A França e a Alemanha, embora ainda em números expressivos, também apresentaram quedas no volume de turistas, enquanto países como a Suíça e a Espanha também registraram uma redução significativa no número de visitantes.
O Reino Unido, que em 2023 enviou 6.527 turistas ao Nordeste, deixou de figurar entre os dez principais países em 2024, sendo substituído pelo Chile, com 4.614 visitantes.
Anúncio do roadshow
As alterações nos fluxos de turismo internacional apontam para o redirecionamento de estratégias de promoção turística e investimentos em determinados mercados.
O roadshow na Europa foi discutido pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), na última sexta-feira (25) durante o Brazil Travel Market (BTM), evento B2B do turismo realizado em Fortaleza (CE).
A reunião teve o objetivo de alinhar as ações de promoção de 2025 de maneira conjunta e o lançamento de uma marca para o consórcio.
Participaram da reunião do Fornatur na BTM, além de representantes do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe, de Goiás, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
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