A Câmara de Comércio da França-Brasil (CCIFB) vai inaugurar uma nova filial da entidade na capital pernambucana, nesta quarta-feira (16). A chamada Antena CCIFB Nordeste-Recife tem o objetivo de ampliar, sobretudo, as relações econômicas e industriais entre França e os estados do Nordeste.
A escolha do Recife como polo para a segunda sede foi simples: a cidade abriga o Porto Digital, maior parque tecnológico urbano da América Latina. A CCIFB descreve que foi a consolidação do espaço “como um dos principais polos de inovação e atração de startups do Brasil” que atraiu o órgão.
A câmara já possui uma representação no Nordeste. Inaugurada em setembro do ano passado, a primeira “antena” da região fica localizada em Fortaleza, que cobre os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Com a Antena Recife, a área de atuação da CCIFB é ampliada e vai abranger Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
O único estado que, “por enquanto”, segue fora do alcance é a Bahia. O órgão pontua que está tentando “mobilizar os empresários” da região.
A Antena Recife funcionará como um “suporte para empresas francesas que buscam crescer” nos quatro estados de sua abrangência. Quem afirma é a Corinne Fontenelle, diretora nacional da CCIFB, que ressalta ainda a importância de ampliar o escopo para além das tradicionais regiões no Sul e Sudeste.
“A representação em Recife facilitará a conexão entre empreendedores franceses e brasileiros em diferentes estados, interessados em colaborar com empresas de outras regiões do país ou explorar oportunidades de internacionalização com a França. Estamos aqui para abrir novos caminhos para todos.”
Porto Digital e crescimento
Com as Antenas, a associação pretende expandir sua atuação pelo país dentro do projeto de nacionalização da instituição, uma vez que ainda há áreas com grande potencial de negócios.
O CCIFB chama atenção para o fato de que a economia do Nordeste deve crescer 3,4% ao ano entre 2026 e 2034, superando a média nacional de 2,5%.
O crescimento, pontua a câmara, será “impulsionado por investimentos de R$ 750 bilhões, principalmente em setores que atuam com gás natural, petróleo, energia e transição energética, aeroportos e saneamento.”
O advogado Eduardo Hollanda Cavalcanti, será o representante da Antena de Recife. Com experiência na assessoria a empresários franceses na região, seu objetivo será “trazer uma nova visão para a CCIFB, ampliando a rede de contatos com empresas brasileiras que desejam se integrar ao contexto franco-brasileiro.”,
Hollanda detalha que o Nordeste, em especial Pernambuco, têm chamado atenção exatamente pelo grande potencial de retorno de investimentos, especialmente em iniciativas
voltadas para a transição energética.
“Se olharem para o Nordeste brasileiro, perceberão que Pernambuco possui um diferencial competitivo e logístico muito forte”, completa o advogado.
Antena CCIFB Nordeste-Recife
O objetivo da Câmara de Comércio da França-Brasil é abrir “antenas” em todo o país. Pedro Antonio Gouvea Vieira, presidente nacional da CCIFB, vê com boas expectativas a inauguração do novo polo na capital pernambucana.
“Somos a Câmara mais antiga em funcionamento no Brasil, com mais de 120 anos de existência. Queremos estar mais próximos dos agentes franceses que, cada vez mais, se espalham Brasil afora. Já contamos com aproximadamente 500 associados e atuamos ativamente para gerar valor para eles, promovendo conexões e fomentando negócios.”
A inauguração da Antena CCIFB Nordeste-Recife acontece nesta quarta-feira (16), das 18h às 21h, no Novotel Recife Marina, localizado na Rua Santa Rita, 46, no centro do Recife.
Leia mais:
Recife tem nova tecnologia para a transmissão de dados IoT
Com Porto Digital, comunidade de startups do Brasil se expande na Europa