Três prefeitos de capitais nordestinas da nova geração da política e que buscam a reeleição chamam a atenção pelas performances robustas nas pesquisas de opinião. Nessas três cidades, os levantamentos apontam que o debate será o tamanho da vitória de cada um, Os prefeitos e candidatos à reeleição do Recife, João Campos (PSB), de Salvador, Bruno Reis (União), e de Maceió, JHC (PL) pontuam acima dos 70% das intenções de voto, e se sustentam nesse patamar.
Tomando como base a pesquisa Quaest, João Campos aparece com 77% das intenções de voto. O segundo colocado, Gilson Machado (PL) aparece 8%, e o terceiro Daniel Coelho (PSD), tem 4%. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis lidera com 74%, seguido a uma longa distância por Geraldo Júnior (MDB), com 6%, tecnicamente empatado com Kleber Rosa (PSOL), que tem 4%.
Divulgado no final de agosto, o levantamento Quaest em Maceió apontou JHC com 74% das intenções de voto. Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade) apareceram numericamente empatados em segundo lugar com 4%.A Quaest divulgará nova pesquisa nesta sexta-feira (20).
Em comum, além dos avassaladores índices nas pesquisas, os três são hiperconectados com as redes sociais. Prefeito com o maior número de seguidores do país, com 2,4 milhões só no Instagram, João Campos, aos 30 anos, é uma espécie de popstar da política. No final de dezembro passado, chegou à marca de 1 milhão. Menos de dois meses depois e um cabelo platinado no caminho, já tinha 2,1 milhões, graças a uma jogada bem-sucedida de marketing de “nevar” o cabelo. Desde então, vem crescendo no número de seguidores e nos índices de intenção de votos.
Assim como João Campos, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), 37 anos, teve que disputar dois turnos em 2020 para chegar à Prefeitura de Maceió. De lá para cá, trocou o PSB pelo PL para apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e tem como principal aliado o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra (PP). Aos 37 anos, não participa dos debates e tem os seus seguidores nas redes sociais o seu porto seguro. No Instagram, possui 605 mil seguidores. E é por lá que a campanha acontece mais fortemente. Também como o seu companheiro do Recife, pode usar a possível boa votação nas eleições deste ano como catapulta para disputar o Governo do Estado, em 2026.
Bruno Reis busca a reeleição em Salvador
Pernambucano de Petrolina e mais velho entre os três nomes com mais de 70% das intenções de voto no Nordeste, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, 47 anos, tem no seu antecessor, o ex-prefeito ACM Neto, a base da sua força. Mesmo depois de ter sido eleito no primeiro turno há quatro anos, ele tem no seu criador a principal engrenagem da sua candidatura. E isso pode ser visto no seu Instagram, acompanhado por 587 mil seguidores. Sempre ao lado de ACM Neto, ele tenta ser descolado, mas por vezes exagera na espontaneidade. Mas agrada aos seus eleitores, que o colocam com uma reeleição tranquila.
No Recife, Maceió e Salvador, o debate que cresce a cada dia não é mais sobre a vitória dos seus prefeitos candidatos à reeleição, mas quanto será o percentual dessa vitória. E a depender do índice, os gestores não vão descer do palanque. Vão apertar ainda mais o acelerador até 2026.
Veja também:
No Nordeste, prefeitos de 5 capitais devem conquistar reeleição