São João de cifras milionárias e foco no voto

Polos juninos não são palco apenas para artistas. Muitos políticos de várias cidades do NE estão aproveitando a festa para promover sua imagem junto ao eleitor
O São João de Caruaru, este ano, trouxe para o Pátio do Forró até a roda gigante do Rock in Rio Foto: Jefferson Tetto
O São João de Caruaru, este ano, trouxe para o Pátio do Forró até a roda gigante do Rock in Rio Foto: Jefferson Tetto

Fernando Ítalo
Márcio Didier
Vanessa Siqueira

Com dificuldades eleitorais no Nordeste, nas eleições de 2022, o então presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, apelou para a festa mais querida na região para conquistar a simpatia dos eleitores e tentar subir nas pesquisas. No dia 23 de juho, véspera do São João, participou de uma motociada e foi aos Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru. No dia seguinte, repetiu a fórmula em Campina Grande. O resultado não foi como esperava. Foi derrotado nos dois turnos nas duas cidades e o Nordeste deu a vitória para o seu rival, o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas a estratégia adotada mostra a força que as festas juninas têm nos meios políticos. Em ano de eleição, a importância política é potencializada e os prefeitos investem pesado para plantar a semente da simpatia no eleitorado e colher o resultado nas urnas.

Durante os dias que a antecede e durante a própria festa de São João é comum os prefeitos que disputam a reeleição ou querem apresentar um candidato receberem políticos nas suas cidades, para demonstrar força diante do eleitorado.

Mas tudo isso tem um preço. De acordo com o com Portal da Transparência Junina, do Ministério Público de Pernambuco, as 112 cidades que fazem parte do site já declaram um investimento de R$ 90.029.022,22 na contratação de 1.267 apresentações de 796 artistas. Mas esse número está longe de representar o total gasto. Só Caruaru, por exemplo, tem mais de 1.200 atrações.   

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Apesar de não ter todos os shows incluídos no portal, a Capital do Agreste, do prefeito e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro, é a campeã em gastos em Pernambuco, mas que também oferece o maior número de dias de festa. Com apenas 64 atrações cadastradas no Portal da Transparência Junina, o município aponta gasto com cachês de R$ 14.355.000,00. E olhe que não consta na lista o pagamento de um dos principais nomes da festa, Luan Santana.

Na segunda posição aparece Araripina, onde o prefeito Raimundo Pimentel já é reeleito e apoiará ex-secretária de Educação Ana Paula Ramos. Lá serão gastos R$ 6.738.100,00.

Na terceira posição aparece a principal cidade do Sertão de São Francisco. Comandada pelo prefeito e candidato à reeleição Simão Durando, Petrolina declarou que vai gastar R$ 6.373.000,00.

Além das atrações arrasa-quarteirão, as cidades cujos prefeitos vão tentar a reeleição estão preparando outras atrações para receber os visitantes durante o período junino, mas sempre de olho na simpatia do seu eleitorado.

São João de Caruaru terá 72 dias

Capital do Agreste pernambucano, a cidade é alardeada como o maior São João do mundo. E os números superlativos da festa reforçam a mania de grandeza tão comum entre os pernambucanos. Este ano Caruaru promete entregar 72 dias de festa, oito a mais que o ano passado. Começou com São João na Roça, nos quatro distritos do município, em 19 de abril, e segue até o dia 29 de junho, em 27 polos de animação, dois a mais do que o ano passado.

Raquel Lyra esteve na abertura do São João de Caruaru, com o prefeito Rodrigo Pinheiro Foto Janaína Pepeu Secom

Serão mais de 1.200 atrações no total, nomes nacionais, como Luan Santana e Maiara e Maraísa, e internacionais, como Double You, mas garante que 80% da grade é dedicada a artistas pernambucanos. Também conta com a roda gigante usado no Rock in Rio.

Tudo isso é caro. A prefeitura estima gastar R$ 40 milhões durante o período, custos divididos entre o município, aporte do Governo do Estado e patrocinadores. A parcela de cada um, no entanto, não foi informada. Mas a movimentação econômica supera muitas vezes esse valor. No ano passado, esse fluxo foi de R$ 620 milhões. Para este ano, quando são esperadas 3,6 milhões de pessoas durante todo ciclo, é esperado um valor superior, chegando a R$ 670 milhões.

Anfitrião da festa, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), que disputará a reeleição em outubro, vem recebendo vários políticos durante todo o período junino.

Já passaram por lá a governadora Raquel Lyra, que comandou Caruaru por mais de cinco anos; a vice-governadora, Priscila Krause; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto; a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; a Diretora-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, além dos deputados Mendonça Filho (federal), Joãozinho Tenório e João Paulo, estaduais.

Com uma disputa complicada em outubro contra o ex-prefeito José Queiroz, um São João perfeito pode render dividendos eleitorais para Rodrigo Pinheiro. E essa é a aposta.

Petrolina espera 900 mil pessoas na festa

Longe da grandiosidade de Caruaru, mas com o objetivo de ser uma das melhores festas de São João do Sertão pernambucano, Petrolina espera receber 900 mil pessoas apenas no Pátio Ana das Carrancas durante os 10 dias de ciclo junino, nos quais se apresentarão 50 atrações de peso nacional e regional.

A expectativa da prefeitura é de que sejam gerados 16 mil empregos, promovendo uma movimentação econômica na casa de R$ 300 milhões.

Presidente da Câmara, Arthur Lira foi a Petrolina acompanhar a festa do prefeito Simão Durando Foto Divulgação

Em seu segundo São João como prefeito, Simão Durando investiu na decoração junina em avenidas e pontos turísticos petrolinenses. O Pátio de eventos Ana das Carrancas ganhou roda gigante, vila cenográfica com a igreja catedral, estação ferroviária e outros elementos históricos do município. Tudo isso para cair no gosto popular. Indagada pelo Movimento Econômico sobre os custos da festa e de onde viriam a receita, a Prefeitura de Petrolina não repassou as informações.

Até chegar ao dia de São João, ele recebeu vários políticos no município do prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos, que está cotado para disputar o Governo do Estado em 2026, até o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, e seu candidato à sua sucessão, o deputado federal Elmar Nascimento (UB-BA). Também passaram por lá o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, os deputados Fernando Filho (federal), Rodrigo Farias, Antônio Coelho e Waldemar Borges, todos estaduais, além dos prefeitos Graça do Moinho (Lagoa da Itaenga) e George Duarte (Santa Maria da Boa Vista).

Em outubro, Simão durando encara as urnas contra o ex-prefeito Júlio Lóssio, candidato da governadora Raquel Lyra.

No Recife, a estratégia de grandes eventos

Candidatíssimo à reeleição e líder nas pesquisas, o prefeito do Recife, João Campos, repete nas festas juninas – em menor escala – a fórmula de sucesso do réveillon 2024 e do Carnaval passado: estrutura física caprichada, uma grade de atrações feita sob medida para o público esperado, sempre reforçando o marketing de gestor de entregas.

O investimento nas festividades é de R$ 20 milhões. O montante pode parecer modesto diante dos R$ 96 milhões aportados pela prefeitura no período carnavalesco deste ano. Mas ganha outra dimensão considerando que a capital não tem uma tradição junina forte como no interior.

Prefeito João Campos com o homenageado do São João do Recife Assissão Foto:Marlon Diego/PCR

O projeto “Recife Junino – Nossa Raiz” contempla três polos principais de animação, na Avenida Rio Branco (Recife Antigo), Pátio de São Pedro (bairro de São José) e o Sítio da Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte. Além desses, haverá 8 palcos descentralizados, distribuídos por diversos bairros.

Fazendo jus ao nome do projeto, as principais estrelas são artistas da música nordestina considerada “autêntica”, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Santana, Flávio José, Cascabulho, Jorge de Altinho, Maciel Melo e Silvério Pessoa. Os homenageados também são medalhões da cultura regional: Assisão e Nádia Maia.

Com isso, o prefeito marca ponto com a classe média recifense que permanece na capital durante o ciclo junino. É um extrato social que, em grande parte, rejeita o line-up cada vez mais pop do São João de Caruaru e Campina Grande e defende com unhas e dentes o forró pé-de-serra e os sanfoneiros.

Em linhas gerais, o arrasta-pé no Recife contribui para pavimentar o caminho de João Campos rumo a mais um mandato no Palácio Capibaribe, reforçando a estratégia adotada no final de ano e carnaval.

Além de mostrar serviço na área de eventos, o prefeito aproveita a movimentação de políticos nos arraiais do interior para articulações visando o fortalecimento da sua base aliada não apenas para as eleições municipais, mas já de olho na sucessão estadual de 2026.

No dia 14 deste mês, o herdeiro de Miguel Arraes e Eduardo Campos esteve em Petrolina, onde formalizou o apoio à reeleição do prefeito Simão Durando (União Brasil), candidato apoiado pela família Coelho.

O clã petrolinense passou a fazer parte do grupo político de João desde o ano passado e ocupa atualmente uma secretaria estratégica na administração municipal e justamente a que é responsável pela agenda de eventos da cidade: a pasta de Turismo e Lazer. A área está sob gestão do deputado estadual Antônio Coelho desde setembro do ano passado.

Em Campina Grande, evento é turbinado

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), dobrou o valor do investimento no ciclo junino em Campina Grande, que este ano chega a R$ 16 milhões. O aporte integra os esforços para eleger – Jhony Bezerra, candidato palaciano à sucessão do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil).

Diante da ousadia do governador, que promete “unir toda a esquerda contra Bruno Cunha”, o atual chefe do executivo municipal reagiu, dando o troco na mesma moeda. Prometeu o “maior São João de todos os tempos em Campina” e vem se empenhando com fervor ao cumprimento da promessa.

Entre outras ações, o prefeito desapropriou 34 imóveis e ampliou o Parque do Povo, quartel-general da festa. A área total passou de 31,5 mil m² para 40 mil m², o que permitiu um aumento de capacidade de 28% (de 57,2 mil para 73,5 mil pessoas).

Além disso, Bruno revitalizou uma estrutura adjacente ao complexo Parque do Povo, o Parque Evaldo Cruz, onde está localizado o Açude Novo, um dos principais cartões-postais da cidade.

O prefeito também não economizou na escalação de artistas para animar a festa. As atrações incluem as maiores estrelas do forró pop – como Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Xand Avião e Mari Fernandez –, nomes de peso do axé (a exemplo do baiano Durval Lelys) e até artistas do samba, como Belo.

Maceió investe em nomes de peso

A Prefeitura de Maceió vai iniciar neste sábado (22) mais uma edição do São João Massayó, com atrações nacionais de peso e cachês que saltam aos olhos.

Até o momento, o Executivo municipal de Maceió, divulgou por meio de portaria no Diário Oficial do Município, os cachês de dezenas de bandas, com valor aproximado de R$ 15 milhões.

O cachê mais caro será do cantor sertanejo Gusttavo Lima, R$ 1,2 milhão. Além das superestruturas nos bairros de Jaraguá e Benedito Bentes, o prefeito de Maceió, JHC, anunciou que a festa terá linhas especiais de ônibus que levarão de graça as pessoas para o Polo Jaraguá, durante os nove dias de festa programados para o local.

Em nota, a Prefeitura de Maceió justificou os gastos com os cachês como investimentos, o que coloca Maceió na disputa com destinos tradicionais de festas de São João, como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), atraindo turistas e movimentando a economia.

NOTA PREFEITURA DE MACEIÓ

  • O investimento no São João Massayó 2024 está orçado em aproximadamente R$ 15 milhões. Em apenas duas edições realizadas, o São João de Maceió já se consolidou entre os mais importantes do Nordeste brasileiro, mesmo disputando mercado com outros eventos já tradicionais no calendário, como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Na edição passada, de acordo com a pesquisa Mercatus, realizada pelo trade turístico de Maceió, o São João movimentou R$ 351 milhões na economia local, com ocupação hoteleira na casa dos 60%, um recorde para a estação.
  • A pesquisa mostra, ainda, que o São João Massayó teve aprovação de 98% do público, com desejo de retorno superior a 90%. As festividades geram trabalho temporário e renda extra para mais de 50 atividades econômicas, beneficiando cooperativas, empreendedores individuais, pequenos negócios e toda a cadeia produtiva ligada ao setor de serviços.
  • É importante salientar que o turismo é a principal indústria de Maceió, respondendo por quase 20% das receitas da cidade.
  • Quanto à formação da grade, a Fundação de Cultura de Maceió montou programação diversificada, tanto com artistas locais quanto nacionais.

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