João Campos conquista apoio do União Brasil; Mendonça Filho anuncia dissidência

Prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos ganha mais tempo de guia eleitoral e ainda divide o União Brasi. Mendonça Filho apoiará Daniel Coelhol
João Campos recebeu o apoio do União Brasil, que tem o terceiro maior tempo de TV Foto: Divulgação
João Campos recebeu o apoio do União Brasil, que tem o terceiro maior tempo de TV Foto Divulgação

A pouco mais de dois meses das convenções partidária, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), recebeu o apoio, nesta quarta-feira (29) o apoio do União Brasil, partido com o terceiro maior tempo de televisão do país.

No momento seguinte ao anúncio do partido, o deputado federal Mendonça Filho pediu afastamento do cargo de presidente municipal do Recife da sigla, abriu uma dissidência e anunciou o apoio a Daniel Coelho (PSD).

Após reunião com o comando do União Brasil, o prefeito João Campos destacou o reforço é “extremamente importante”.

“Estou muito feliz de poder contar com o apoio do União Brasil, através da sua direção nacional. É um reforço extremamente importante para a caminhada que estamos trilhando com muita dedicação e compromisso com os recifenses. Quero agradecer a confiança do presidente nacional Antônio Rueda, do deputado federal Elmar Nascimento, do ex-prefeito Miguel Coelho e do deputado Fernando Filho, que foram primordiais para a construção desse alinhamento”, destacou João Campos.

Presidente do União, Antônio Rueda destacou a capacidade de diálogo do seu partido e do PSB, que buscaram fortalecer as convergências existentes para encontrar o melhor caminho para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil.

- Publicidade -

“Esse é um momento histórico, de uma parceria que vai refletir em avanços para o Recife e que nos permite fortalecer o projeto liderado por Elmar na Câmara dos Deputados”, frisou.

Debate com João

Presente ao encontro o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho pontuou que a formalização do apoio “é resultado de uma discussão que foi aberta no início do ano”, quando o seu grupo político em Pernambuco celebrou um alinhamento com o prefeito João Campos.

 “O nosso alinhamento é fruto de um processo que aponta para um novo caminho no nosso Estado. Desde o início do ano, externamos o nosso entendimento de que João representa o melhor para o Recife e que nossa  parceria possibilitará a Pernambuco uma alternativa que prioriza, sempre, a população”, afirmou Miguel Coelho.

Também participaram da reunião o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia; o deputado federal Felipe Carreras (que liderou a bancada do PSB) e o deputado federal Pedro Campos, que será o próximo líder da bancada.

Mendonça não apoiará João e pediu licença da presidência do UB no Recife Foto: Zeca Ribeiro/Câmara Federal

Mendonça apoia Daniel

Depois do anúncio da parceria eleitoral entre o prefeito João Campos e o União Brasil, o deputado Mendonça Filho anunciou apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho (PSD) e o afastamento da direção municipal do União Brasil no Recife, durante o processo eleitoral.

Em 2020, Mendonça Filho e Daniel Coelho travaram uma disputa pela indicação da oposição para a disputa pela Prefeitura do Recife. Daniel saiu do páreo o Mendonça disputou, chegando na terceira posição com 25% dos votos.

“Sempre tive lado. Todos sabem que sou aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e, também, das minhas divergências históricas com o campo da esquerda. Discordo da decisão da executiva nacional e, por isso, passo a ser dissidente do partido no processo eleitoral do Recife”, afirmou Mendonça.

O deputado considera Daniel Coelho a melhor opção para governar o Recife. “Daniel é preparado, conhece bem a cidade, seus desafios e tem capacidade de oferecer uma alternativa de gestão para o Recife, que sofre com problemas crônicos”, completou.

 O apoio da executiva nacional do União Brasil a João Campos tem como base a resolução partidária que estabelece que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, os apoios passam pela autorização do comando nacional do partido.

Resistência a João

Mendonça Filho vinha resistindo internamente ao apoio do União Brasil a João Campos. No entanto, as articulações nacionais entre o União Brasil e o PSB inviabilizaram a decisão de Mendonça de levar o União Brasil do Recife a apoiar o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra.

Com o afastamento de Mendonça Filho, assume a presidência municipal do União Brasil no Recife o primeiro vice-presidente, Leonardo de Souza Leão.

Veja também:

João Campos repete estratégia do pai, 12 anos depois

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -