A companhia aérea portuguesa TAP vai fazer mais três frequências semanais saindo do Recife para Lisboa a partir de 31 de março de 2024. Atualmente, a capital pernambucana tem um voo diário ligando os dois destinos. Com a mudança, vai sair de 7 para 10 frequências. A empresa também decidiu aumentar a frequência em outras capitais, que vão totalizar 11 frequências a mais no Brasil. Com isso, a corporação supera o número de voos da prepandemia.
Também para 2024, o Rio de Janeiro sai de dez frequências para doze. Já as cidades de São Paulo, Belém, Brasília, Natal, Maceió, Porto Alegre e Salvador também terão mais um voo semanal de e para Portugal. No pico do verão europeu, serão 91 voos semanais, ligando diretamente 11 das principais capitais do Brasil às cidades de Lisboa e ao Porto.
A companhia também vai aumentar a sua operação em vários países como Moçambique, Canadá e Estados Unidos, além de mais voos para países da Europa, como a Itália. Atualmente, a TAP possui voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro.
Loja física da Pontestur/TAP
Nesta terça-feira (12), a agência Pontestur inaugura um novo espaço em parceria com a TAP que vai funcionar no lobby do Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. “Geralmente, em cada capital, a TAP escolhe um parceiro. Em Recife, foi a nossa agência. A intenção é oferecer um serviço integrado com foco, principalmente nos clientes das viagens de lazer, resolvendo todo tipo de solicitação”, resume o diretor da Pontestur Soluções em Viagens, José Guilherme Pontes.
Ele cita que os serviços vão desde um problema com a mala do passageiro até remarcar ou refazer um roteiro de viagem. Há 37 anos no mercado, a Pontestur atua muito na área corporativa. “Sempre fizemos a gestão da mobilidade para os clientes corporativos. Agora, estamos trazendo isso para o cliente de lazer”, comenta Pontes, acrescentando que o serviço mais amplo oferece também outros serviços, como um bilhete ferroviário, o aluguel de carro, entre outros.
Num tempo em que se resolve quase tudo pela internet, José Guilherme argumenta que uma loja física traz mais confiança aos clientes, passando mais “credibilidade”. A loja da agência, que já existia, ampliou em três vezes o seu tamanho para dar mais comodidade aos clientes e funcionar como TAP Partner (parceira da TAP).
Ele argumenta que a agência pode conseguir preços mais atrativos. “O grande segredo para comprar uma tarifa mais econômica é se organizar com antecedência. A companhia aérea vende o bilhete com um ano de antecedência. Para uma viagem internacional, o ideal é comprar seis meses antes”, aconselha.
José Guilherme está muito otimista com o incremento das frequências da TAP que vão ocorrer em 2024. “Com o aumento do número de voos, em três dias da semana vamos ter dois voos diários para Portugal”, comenta. Atualmente, a TAP tem um voo diário para Portugal saindo do Recife.
O otimismo também ocorre porque há sinais de que o turismo está se recuperando da crise provocada pela pandemia. “Acabando a crise sanitária, aumentou a procura pelos serviços das agências de turismo”, conta José Guilherme. Ocorreu um crescimento de 200% no faturamento da Pontestur entre os anos de 2019 e 2023. A receita da agência é predominantemente corporativa. A expectativa da companhia é ter um crescimento de 30% dos atendimentos aos consumidores de viagem de lazer.
A agência tem 140 colaboradores e um faturamento de cerca de R$ 400 milhões por ano. Atualmente, a Pontestur acompanha o deslocamento diário de aproximadamente 800 viajantes e faz um atendimento ativo a 750 empresas em todo o Brasil.
Leia também
Aeroporto do Recife bate recorde de cinco anos em movimentação de passageiros
Aena inaugura Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares investindo R$ 1,9 bi