Comércio tradicional deve ter um aumento de 14,5% no Dia dos Pais

As pessoas estão mais otimistas com relação à economia. Dos consumidores pernambucanos, 69,4% pretendem comemorar o Dia dos Pais, segundo a Pesquisa de Sondagem de Opinião feita pela Fecomércio-PE, em parceria com a Ceplan Consultoria. O consumo das famílias é uma das molas que fazem o Produto Interno Bruto (PIB) crescer. Para a data, os […]
Pesquisa da Fecomércio mostra que 45,8% dos entrevistados têm a intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais.
Os empresários do comércio estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais. Foto:Assessoria de imprensa da CDL-Recife.

As pessoas estão mais otimistas com relação à economia. Dos consumidores pernambucanos, 69,4% pretendem comemorar o Dia dos Pais, segundo a Pesquisa de Sondagem de Opinião feita pela Fecomércio-PE, em parceria com a Ceplan Consultoria. O consumo das famílias é uma das molas que fazem o Produto Interno Bruto (PIB) crescer. Para a data, os comerciantes estão estimando um aumento de vendas de 14,5% nas vendas no comércio tradicional.

Nos shopping centers, a estimativa é de um incremento de 13,2%, enquanto no segmento de alimentação, a estimativa é de avanço de 17,6% no comércio tradicional e 27,3% nos shoppings.

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Para o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, “o Dia dos Pais de 2023 é uma oportunidade para o comércio pernambucano impulsionar as vendas. Com o aumento da renda disponível e a baixa da inflação, os consumidores estão mais propensos a gastar em presentes. Isso é especialmente verdadeiro para a faixa de renda mais baixa, que tem mais dificuldade em comprar presentes em circunstâncias de inflação alta”.

De um modo geral, a expectativa para o desempenho das vendas no Dia dos Pais é otimista entre os empresários do setor. No varejo tradicional, 65,8% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2022, percentual semelhante àquele dos shoppings centers (62,5%). No segmento de alimentação do comércio tradicional, registrou-se que 66,3% dos entrevistados possuem uma expectativa de vendas maior, quando comparadas ao Dia dos Pais do ano passado, e 68,2% dos empresários de alimentação nos shoppings centers seguem a mesma linha.

O otimismo do comércio se baseia na queda nos preços, que estimula as compras dos consumidores; a percepção de que está em curso um bom movimento no comércio; e a confiança dos consumidores quanto ao quadro econômico.

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O Dia dos Pais e o consumo

O levantamento cita que 45,8% dos pesquisados possuem a intenção de comprar presentes, enquanto 31,8% pretendem comemorar em casa e 12,6% frequentarão restaurantes ou lanchonetes. Sobre os locais escolhidos para a compra dos presentes, 48,7% efetuarão compras no comércio tradicional; 41,1% em shoppings centers; e 14,8% no comércio eletrônico.

Ainda de acordo com a pesquisa, a forma de pagamento predominante será a modalidade à vista, utilizando dinheiro, Pix e cartão de débito. Juntos, estas opções totalizam 61,4% das preferências dos consumidores que pretendem presentear neste Dia dos Pais, enquanto 48,7% utilizarão o cartão de crédito.

Quanto aos itens escolhidos para presentear , 44,3% dos entrevistados indicaram a compra de vestuário, 23,2% calçados e 19,25% perfumes e cosméticos. Mais da metade dos consumidores (54%) efetivará compras na mesma semana da data comemorativa. O ticket médio (preço médio das vendas por cliente) dos presentes foi estimado em R$ 148 por consumidor, variando entre R$ 153 para homens e R$ 145 para mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisa, os empresários do setor revelaram uma baixa intenção de emprego de mão de obra temporária para apoiar as vendas do Dia dos Pais. No comércio tradicional, apenas 6,3% incrementarão o quadro de pessoal. Diferente é o quadro do segmento de alimentação no comércio tradicional, onde 19,5% dos estabelecimentos pretendem contratar temporários para as festividades.

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