A Volkswagen do Brasil voltou a utilizar o Porto Suape para otimização logística das operações que vão atender aos clientes na região. O atracadouro pernambucano recebeu o primeiro lote, cerca de 60 unidades – modelo Taos, da Argentina. “Suape é estratégico e muito vantajoso para a marca e clientes, uma vez que vamos poder distribuir nossos veículos com mais agilidade no Nordeste. Está localizado em um raio de 800 quilômetros dos principais centros consumidores da região, o que possibilita reduções de custos logísticos e emissões de CO2; e um atendimento mais rápido para a rede de concessionárias”, destaca o diretor financeiro (CFO) da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
A movimentação de veículos em Suape foi um dos grandes destaques do porto em 2021. Segundo a estatal, o número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação a 2020. Esse percentual totalizou 47.841 unidades em 2021 contra 39.922 no ano anterior. Em 2022 (até junho), são 26.542 automóveis contra 24.111 do ano anterior, crescimento de 10%. “Suape é a porta de entrada e saída para veículos de vários grupos e empresas importantes que, daqui, partem para outros países e outros Estados do Brasil. A chegada da VW só fortalece a nossa posição como principal hub para operações de veículos do Norte e Nordeste do País”, explica o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiz Alberto Barros.
As operações da Volkswagen no complexo vão movimentar cerca de 2 mil veículos da marca por ano e envolvem cerca de 30 profissionais, entre estivadores, amarradores, motoristas, coordenadores e agentes de navio e de solo. Assim que desembarcam, os veículos são inspecionados, sendo depois transferidos para um centro de distribuição localizado a 15 km do atracadouro. Nele, há uma filial da Volkswagen do Brasil, onde os veículos serão preparados para comercialização e distribuição aos mercados da região. Somente no Nordeste, a companhia tem pontos de vendas em 55 cidades.
A primeira operação de importação de veículos VW no Porto de Suape ocorreu em julho de 2012. A retomada das operações no complexo reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil com as entidades governamentais e cumprimento de acordos com o governo do Estado de Pernambuco, que administra o atracadouro, segundo informações da estatal.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, a implementação do hub de veículos reforça o perfil do Estado para a movimentação de cargas e a presença de grandes empreendimentos. “A posição estratégica no Nordeste só faz consolidar ainda mais o Porto de Suape na condição de hub. E para esse caso específico dos veículos, será muito vantajoso para empresas que têm matriz no exterior e no Brasil, podendo utilizar essa logística de distribuição a todas as regiões e para fora do país com um tempo muito mais reduzido”, diz.