Copergás inaugura rede local de gás natural em Garanhuns

O modelo de Rede Local da Copergás, com extensão de cerca de 10 km, resulta de uma parceria com a empresa norte-americana New Fortress, um dos gigantes mundiais do setor de energia

Com um modelo pioneiro, a Copergás avança na expansão da distribuição de gás natural pelo interior de Pernambuco. Nesta sexta-feira (8), a empresa inaugura mais uma rede local de distribuição do produto e a cidade contemplada é Garanhuns, no Agreste Meridional.

Unidade de regaseificação de Garanhuns da Copergás
Unidade de regaseificação de Garanhuns/Fotos: divulgação Copergás

O modelo de Rede Local da Copergás, com extensão de cerca de 10 km, resulta de uma parceria com a empresa norte-americana New Fortress, um dos gigantes mundiais do setor de energia, que faz o transporte por caminhões-contêineres refrigerados do gás natural em estado líquido, o chamado GNL (Gás Natural Liquefeito).

- Publicidade -

Nessa condição, o gás natural tem seu volume reduzido em 600 vezes. Ao chegar ao município, o produto é regaseificado, voltando à sua forma gasosa. Em seguida é transferido para a Copergás, que faz a odorização e a distribuição para os clientes, por meio da rede local de gasodutos.

“Isso traz enorme economia à operação”, diz o presidente da Copergás, André Campos. Segundo ele, o gasoduto que foi construído exclusivamente para a cidade, não tem ligação direta com a rede convencional de distribuição da Copergás, que hoje se estende do Recife ao município de Belo Jardim, distante 183 km da capital.

Copergás abastece a Nestlé

O projeto em Garanhuns tem duas fases de implantação e a oferta maior de gás será para indústria. Na primeira etapa, a atenderá a DPA-Nestlé – que já está sendo abastecida com gás natural. As obras da segunda fase estão em execução e vão permitir a interligação com dois postos com GNV e com clientes comerciais (como hotéis), residenciais e industriais. O primeiro posto deve ser inaugurado até o final do ano.

- Publicidade -

O presidente da Copergás, André Campos, destacou a posição de Garanhuns como polo regional. Para o executivo, a chegada do gás natural ao município será um indutor de mais desenvolvimento para a cidade e para a região. “Garantindo o acesso a essa fonte energética, aumentamos a competitividade da indústria e do comércio locais e proporcionamos grande economia aos motoristas que usam GNV e às residências”, completou.

Recentemente, o Projeto de Rede Local chegou a Petrolina, no Sertão do São Francisco. Lá as operações começaram em outubro do ano passado. “Nós temos uma visão estratégica da interiorização do gás natural. Gosto de dizer que a gente trabalha pela democratizaçãodo gás natural, para fazer com que chegue ao maior número possível de pernambucanos”, afirmou Campos.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, aposta que o gás natural vai ajudar a gerar empregos. “Este investimento da Copergás e do Governo do Estado vai atrair mais indústrias e possibilitar às que já se encontram sediadas aqui a otimizar suas produções, aumentando o potencial produtivo e oferta de vagas”, afirmou.

“Não vamos parar aí. A meta do governo do estado é chegar a outros municípios, e estamos trabalhando para isso”, disse André Campos. Atualmente a Copergás estuda a implantação de rede local em outro polo importante do estado: Araripina, no Sertão.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -