Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Governo federal reduz alíquotas do IPI para produtos industrializados

Estimativa do impacto da medida é de R$ 19,6 bilhões em 2022

As alíquotas vigentes do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) serão reduzidas em 25% para a grande maioria dos produtos, conforme estabelecido pelo Decreto nº 10.979, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (25/2). Tendo em vista políticas de incentivo vigentes, para alguns veículos as alíquotas serão reduzidas em 18,5%. Ficam excluídos da redução produtos que contenham tabaco.

Segundo a Secretaria Especial da Receita Federal, a estimativa do impacto desta medida é de R$ 19,6 bilhões em 2022. “A diminuição proporcional das alíquotas do IPI possibilita o aumento da produtividade, menor assimetria tributária intersetorial e mais eficiência na utilização dos recursos produtivos”, diz o texto publicado no site do Ministério da Economia.

“Essa redução tributária ocorre após a elevação da arrecadação dos tributos federais observada ao longo do ano passado, e não afetará a solvência da dívida pública e o compromisso do governo federal com a consolidação fiscal”, complementa o comunicado.

Veja o decreto na íntegra

* Com informações do Ministério da Economia

- Publicidade -

Leia também – Banco do Brasil enviará informe do Imposto de Renda por WhatsApp para quem solicitar

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -