O Banco do Nordeste (BNB) apresentou nesta sexta (25) os resultados alcançados no ano de 2021. Ao todo, o BNB investiu, em 2021, mais R$ 5,1 bilhões nos 16 territórios do AgroNordeste – programa de fortalecimento das cadeias produtivas prioritárias segundo o Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Desde o lançamento do plano, em 2019, foram investidos mais de R$9,75 bilhões, em mais de 275 mil operações. “Estamos vendo esses primeiros resultados. O Nordeste está andando muito mais rápido do que outras regiões”, avaliou o presidente do BNB, José Gomes da Costa, durante cerimônia de entrega do Prêmio Banco do Nordeste AgroNordeste 2021.
Gomes da Costa ressaltou o surgimento de “várias Petrolinas e Juazeiros” pela região, como polos de excelência da fruticultura, por exemplo. Este ano, o prêmio homenageou projetos do agronegócio e da agricultura familiar que apresentaram resultados positivos.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou da cerimônia e destacou que o programa surgiu da necessidade de uma política pública especial para o Nordeste, com espaço para um plano de ações integradas, tendo o BNB como parceiro ideal para implementar a iniciativa.
A ministra Tereza Cristina e o presidente do banco, José Gomes da Costa, assinaram acordo de cooperação para disciplinar ações integradas para expandir e qualificar o atendimento aos empreendedores rurais e urbanos de todos os segmentos da economia, por meio do acesso ao crédito, através dos programas Agronordeste e Programa de Fomento à Agricultura Irrigada do Nordeste (Profinor).
Segundo o presidente Gomes, o BNB mobilizará os empreendedores dos diversos segmentos da economia para oferecer financiamentos, em conjunto com parceiros institucionais. O Ministério da Agricultura viabilizará a assistência técnica aos produtores rurais beneficiados com crédito, por meio de parcerias com outras entidades.
*Com informações do Banco do Nordeste
Leia também – Petrolina recebe circuito Agro BB