Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Jaboatão dos Guararapes (PE) assina acordo de para implantação de tecnologia 5G

Documento prevê que rede de fibra ótica será distribuída em até 60 dias, para internet fixa; 5G estará disponível estará disponível até 2023

Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), formalizou acordo com a Brisanet Serviços de Telecomunicações S/A para a realização de cooperação técnica para a implementação da tecnologia 5G de internet e telefonia móvel. O documento prevê que a rede de fibra ótica será distribuída em todas as ruas do município no prazo de até 60 dias – possibilitando a estrutura necessária para oferecer serviços de internet fixa e, em 2023, implementar a tecnologia 5G.

5G - Jaboatão dos Guararapes
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira assinaram acordo para implementar 5G/Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O documento foi firmado pelo prefeito do município, Anderson Ferreira (PL), e pelo CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira. Jaboatão foi a primeira cidade a se adequar à lei federal que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações, em novembro de 2021.

No mesmo mês, a Brisanet arrematou os lotes de frequências 3,5GHz e 2,3GHz no Nordeste e 3,5GHz no Centro-Oeste, no leilão do 5G realizado pelo Ministério das Telecomunicações e pela Anatel. ficando, assim, responsável pela implantação da tecnologia nessas regiões.

A empresa cearense é, atualmente, a maior Prestadora de Pequeno Porte do Brasil (PPP) e oferece os serviços de internet banda larga, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e streaming de música.

“Jaboatão se preparou com antecedência e, antes mesmo do leilão da Anatel ser realizado, nós já tínhamos a legislação pronta para termos o 5G. Agora, estamos à frente novamente, em tempo recorde, fazendo essa parceria com uma empresa que tem experiência no mercado para garantir 100% de acesso à internet 5G. E ainda temos o diferencial de que, também, levaremos a tecnologia para a zona rural do município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

- Publicidade -

Jaboatão disponibilizará informações para instalação da tecnologia 5G

Segundo a Prefeitura de Jaboatão, serão disponibilizadas informações sobre as bases legais do Plano Diretor, do licenciamento e da fiscalização ambiental e urbana. Também apresentará o Sistema de Licenciamento Integrado, o Licenciamento de Infraestrutura de Telecomunicações, cadastro de imóveis, logradouros e espaços públicos onde a rede 5G poderá ser instalada.

“Com base nessas informações, a Brisanet apresentará o plano de investimentos em infraestrutura de telecomunicações e propostas de parcerias para investimentos em áreas e prédios públicos. Outra cláusula do contrato é apoiar a cidade de Jaboatão na identificação de soluções tecnológicas para melhorar o serviço público”, esclarece a prefeitura de Jaboatão.

*Com informações da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes


Leia também – Cidades do Nordeste precisam adequar legislação para receber 5G

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -