Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), formalizou acordo com a Brisanet Serviços de Telecomunicações S/A para a realização de cooperação técnica para a implementação da tecnologia 5G de internet e telefonia móvel. O documento prevê que a rede de fibra ótica será distribuída em todas as ruas do município no prazo de até 60 dias – possibilitando a estrutura necessária para oferecer serviços de internet fixa e, em 2023, implementar a tecnologia 5G.
O documento foi firmado pelo prefeito do município, Anderson Ferreira (PL), e pelo CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira. Jaboatão foi a primeira cidade a se adequar à lei federal que dispõe sobre medidas para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações, em novembro de 2021.
No mesmo mês, a Brisanet arrematou os lotes de frequências 3,5GHz e 2,3GHz no Nordeste e 3,5GHz no Centro-Oeste, no leilão do 5G realizado pelo Ministério das Telecomunicações e pela Anatel. ficando, assim, responsável pela implantação da tecnologia nessas regiões.
A empresa cearense é, atualmente, a maior Prestadora de Pequeno Porte do Brasil (PPP) e oferece os serviços de internet banda larga, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e streaming de música.
“Jaboatão se preparou com antecedência e, antes mesmo do leilão da Anatel ser realizado, nós já tínhamos a legislação pronta para termos o 5G. Agora, estamos à frente novamente, em tempo recorde, fazendo essa parceria com uma empresa que tem experiência no mercado para garantir 100% de acesso à internet 5G. E ainda temos o diferencial de que, também, levaremos a tecnologia para a zona rural do município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.
Jaboatão disponibilizará informações para instalação da tecnologia 5G
Segundo a Prefeitura de Jaboatão, serão disponibilizadas informações sobre as bases legais do Plano Diretor, do licenciamento e da fiscalização ambiental e urbana. Também apresentará o Sistema de Licenciamento Integrado, o Licenciamento de Infraestrutura de Telecomunicações, cadastro de imóveis, logradouros e espaços públicos onde a rede 5G poderá ser instalada.
“Com base nessas informações, a Brisanet apresentará o plano de investimentos em infraestrutura de telecomunicações e propostas de parcerias para investimentos em áreas e prédios públicos. Outra cláusula do contrato é apoiar a cidade de Jaboatão na identificação de soluções tecnológicas para melhorar o serviço público”, esclarece a prefeitura de Jaboatão.
*Com informações da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Leia também – Cidades do Nordeste precisam adequar legislação para receber 5G