Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Na Paraíba, Barragem Engenheiro Avidos, recebe águas da transposição do São Francisco

Na sequência, as águas seguirão rumo ao Rio Grande do Norte onde chegarão, em fevereiro  Da Redação Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Na sequência, as águas seguirão rumo ao Rio Grande do Norte onde chegarão, em fevereiro
 

Da Redação

Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde continuarão até chegar ao Rio Grande do Norte, também pela primeira vez, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu. A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.


“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.


Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos recebeu reformas em 1977 e passa por serviços de modernização e recuperação, iniciados em maio, com investimentos federais de R$17,6 milhões. A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022. A estrutura atende a cerca de 61,4 mil pessoas da região.

- Publicidade -


Último trecho de canal

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -