Ferreira Costa abre em Natal a oitava loja da rede

Num cenário de alta da inflação e dos juros, o desafio da rede de home center é manter os preços atrativos Por Patrícia Raposo Dando prosseguimento ao seu plano de expansão, a Ferreira Costa chega ao Rio Grande do Norte. A loja de Natal será oitava na região, consolidado a liderança desse home center no […]

Num cenário de alta da inflação e dos juros, o desafio da rede de home center é manter os preços atrativos

Por Patrícia Raposo

Dando prosseguimento ao seu plano de expansão, a Ferreira Costa chega ao Rio Grande do Norte. A loja de Natal será oitava na região, consolidado a liderança desse home center no Nordeste e assegurando à marca a quinta posição no ranking nacional. E empresa não revela o valor do investimento, nem faturamento, mas diz que vai gerar 500 empregos na cidade.

Rede é a maior do Nordeste e a quinta no ranking nacional/Foto: divulgação

Localizada no bairro de Capim Macio, a unidade de 10 mil metros quadrados, além dos serviços tradicionais, vai abrigar um pequeno mall com lojas que vão de lotérica à revenda de produtos de beleza. Um modelo que vem dando certo em outras unidades. A Ferreira Costa tem lojas em Recife, Caruaru (PE), Garanhuns(PE), Sergipe, João Pessoa e Salvador e nos próximos anos quer chegar a Fortaleza e Brasília, além de abrir nova unidade em Salvador.

O desabastecimento global, que tem atingido alguns setores da economia, e chegou a impactar o segmento de ferramentas, móveis para escritório, colchões e sofás, não comprometeu os planos da rede de abrir sua nova unidade na próxima semana.

- Publicidade -

“Ao longo desse ano tivemos alguns momentos de desabastecimento nesses produtos, mas como trabalhamos com um mix muito amplo, com variedade muito grande, conseguimos contornar a situação”, explica Flávia Chiba, gerente de e-commerce da rede.

O desafio agora são os preços. Na última Black Friday, segundo a gerente, a empresa conseguiu dar descontos atrativos. No entanto, apesar de crescimento no faturamento, as vendas no e-commerce foram menores. “Um relatório da Nilsen mostra que esse foi o efeito da inflação nesta Black Friday: pessoas comprando menos e pagando mais”, diz a gerente.

Flávia Chiba, gerente de e-commerce da Ferreira Costa

Mas é preciso considerar também que o consumidor ainda está assustado com as idas e vindas da pandemia. Tanto que nesta Black Friday, a frequência nas lojas físicas da rede foi visivelmente menor. Por isso, a rede tem se voltado a melhorar cada vez mais seu e-commerce para atender a esse cliente que aprendeu a fazer compras digitais.

“A pandemia nos fez acelerar nossa digitalização. Mas a logística é um braço importante, porque o cliente quer receber logo a mercadoria. A época em que se esperava 15 dias, um mês para receber o produto, já acabou”, diz Flávia Chiba.

A Ferreira Costa está no e-commerce há três anos. Os esforços de melhoria no serviço de entrega, com parte da frota terceirizada, reduziu o prazo para a chegada da mercadoria no endereço do cliente de 7 para 3 dias e, nas regiões metropolitanas, a entrega expressa chega a ser feita em menos de 24h, a depender da dimensão do produto, já que muita mercadoria pode ser entregue por motoqueiros.

Alexandre Fernandes, gerente de Trade Marketing da Ferreira Costa

A logística é realmente algo bem importante para fazer uma rede de loja na dimensão da Ferreira Costa funcionar. “São mais de 22 departamentos numa única loja, com produtos para casa, construção, decoração e manutenção. Com mais de 60 mil itens em nossas filiais”, ressalta Alexandre Fernandes, gerente de Trade Marketing.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -