O Instituto Quaest divulgou nesta quinta-feira (29) pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Maceió. João Henrique Caldas, o JHC, (PL) atual prefeito e candidato à reeleição, aparece com 74% das intenções de votos. Os candidatos Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade) aparecem tecnicamente empatados com 4% das intenções de voto.
A pesquisa foi encomendada pela Tv Gazeta de Alagoas, filiada da Globo no estado, e ouviu 900 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 26 e 28 de agosto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL- 06310/2024.
Além dos candidatos citados, a pesquisa apurou que Lenilda Luna (UP) aparece com 2% dos votos e Nina Tenório (PCO) com 1%. O candidato Rony Camelinho (Agir) não pontuou na pesquisa.
Os dados apresentados são referentes à pesquisa estimulada, que é quando o entrevistado é informado sobre o nome do candidato e partido. Neste cenário, os entrevistados que se declararam indecisos foram 6% e branco/nulo/não pretende votar foram 9%.
No cenário da pesquisa espontânea, quando o entrevistado não sabe o nome de nenhum candidato apresentado, JHC também aparece na frente, com 37% e Rafael Brito com 2% das intenções de voto.
Os candidatos Lobão e Lenilda Luna foram citados, mas não chegaram a pontuar 1%. Já Nina Tenório e Rony Camelinho não foram citados de forma espontânea.
Neste cenário, os indecisos foram 58% e os que declararam voto banco/nulo/não pretendem votar ficaram em 3%.
Desafio de candidatos é vencer rejeição e desconhecimento em Maceió
Outro ponto que chama a atenção na pesquisa da Quaest sobre o cenário eleitoral em Maceió é o fato dos candidatos que fazem oposição ao atual prefeito terem o grande desafio de se tornarem conhecidos e diminuírem o alto índice de rejeição que a pesquisa apontou.
Quando a pesquisa perguntou aos entrevistados se eles conheciam os candidatos, 80% disseram que conhece e votariam em JHC (PL); 3% disseram não conhecer o candidato; 14% conhecem e não votaria; 3% não souberam responder.
Com relação ao candidato Rafael Brito (MDB), 19% disseram que conhece e votariam; 53% disseram não conhecer o candidato; 23% declararam que conhece e não votariam e 2% responderam que não sabe.
Já sobre o candidato Lobão (Solidariedade) 20% dos entrevistados disseram que conhece e votariam; 53% informaram não conhecer o candidato; 23% conhecem e não votariam e 2% não souberam responder.
Quando foram perguntados sobre Lenilda Luna (UP) 8% dos entrevistados disseram que conhece e votariam; 69% informaram não conhecer a candidata; 20% conhecem e não votariam e 3% não souberam responder.
Para Nina Tenório (PCO), 5% disseram que conhece e votariam; 81% informaram não conhecer a candidata; 13% conhecem e não votariam e 1% não souberam responder.
Por fim, quando perguntados sobre Rony Camelinho (Agir), 3% dos entrevistados informaram que conhecem e votariam; 86% informaram não conhecer o candidato; 10% conhecem e não votariam e 1% não souberam responder.
Leia Mais: Com 75% de intenção de votos e 8% de rejeição, João Campos voa em céu de brigadeiro