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Sudene libera R$ 400 milhões para obras da Transnordestina cearense

Os recursos fazem parte de um financiamento do FDNE ao trecho cearense da Transnordestina
O trecho contemplado com recursos do FDNE começa em Eliseu Martins, no Sul do Piauí, e vai até o Porto de Pecém, na Grande Fortaleza. Foto: João Lavor/TLSA

A diretoria colegiada da Sudene aprovou a liberação de R$ 400 milhões para as obras do trecho cearense da Ferrovia Transnordestina. O valor corresponde à primeira liberação do aporte de recursos autorizado em dezembro, que totaliza R$ 3,6 bilhões a serem emprestados, nos próximos três anos, pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela autarquia.

“A decisão mostra o compromisso da Sudene com esta que é a obra mais importante do Nordeste para melhorar a logística e a geração de novos negócios e oportunidade de geração de emprego e renda”, comentou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

A Transnordestina é prioridade do Governo Federal, sendo um dos principais equipamentos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O aporte de recursos é fruto do trabalho de articulação entre a Sudene, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Casa Civil, além de outras pastas do Executivo Federal.

Com pouco mais de 1200 km de extensão, o trecho contemplado com recursos começa no Sul do Piauí, em Eliseu Martins, vai até Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, e depois vai até o Porto de Pecém, na Grande Fortaleza. Este trajeto percorre 53 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A expectativa é de que o equipamento escoe produtos que impulsionam as atividades econômicas de diversos arranjos produtivos da região, como grãos, minérios, combustíveis, fertilizantes, entre outros. “É um projeto vital para o Nordeste, que ampliará a competitividade da região ao reduzir custos com transporte e conectar mercados, melhorando o ambiente de negócios do Nordeste”, afirmou o diretor de Fundos, Incentivos e Atração de investimentos da Sudene, Heitor Freire.

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Transnordestina original incluía Pernambuco

O projeto original da Ferrovia Transnordestina incluía duas ligações com o litoral do Nordeste. Além do trecho que vai até Pecém, estava previsto um ramal ferroviário que ligava Salgueiro até o Porto de Suape. Este trecho da ferrovia está abandonado desde 2016. O governo federal, via a estatal Infra S.A., contratou um consórcio pra fazer um projeto básico e executivo do trecho Salgueiro Suape. O primeiro deles deve ficar pronto este mês.

Pelo que foi divulgado, o consórcio vai entregar o projeto por partes e o governo federal vai retomar as obras com recursos já previstos no Orçamento Geral da União (OGU).

*Com informações da Sudene e Infra S.A

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