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Infra contrata consórcio para fazer projeto executivo da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco

A contratação do projeto executivo da Transnordestina é uma sinalização de que a obra será retomada com o apoio do governo federal
O trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina está paralisado desde 2016. Foto: Divulgação TLSA

A estatal Infra S.A iniciou, nesta quinta-feira (19), a elaboração do projeto de engenharia de 239 quilômetros que fazem parte do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina e estão sem qualquer intervenção. Os 239 km estão localizados entre as cidades de Salgueiro, no Sertão Central do Estado, e o Porto de Suape, no Grande Recife. A distância entre Salgueiro e Suape é de 534 km. As obras da Ferrovia Transnordestina foram iniciadas em 2006 e estão abandonadas desde 2016.

O extrato do contrato do Consórcio Estratégica – Prosul, composto pelas empresas Estratégica Engenharia Ltda e Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda – foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19). O consórcio vai fazer os estudos básico e executivo por R$ 15.217.431,06.

A contratação ocorre cinco meses depois do lançamento do edital da licitação que foi publicado em abril último e teve a abertura das propostas da concorrência no último dia 20 de maio.

De acordo com as informações da Infra, o projeto de engenharia para os primeiros 55 quilômetros da ferrovia será entregue em quatro meses, possibilitando que a estatal inicie a licitação para as obras assim que os documentos sejam aprovados.

O cronograma total de execução prevê que a elaboração do projeto básico e executivo do trecho pernambucano da Transnordestina sejam realizados em 18 meses, conforme plano de trabalho pactuado com a contratada.

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Segundo informações da Infra, o projeto de engenharia é o primeiro passo para viabilizar as obras da ferrovia, que devem ser iniciadas em 2025. Nessa etapa dos estudos, são realizados estudos de engenharia, revisão do traçado da ferrovia e levantamento dos custos necessários para o empreendimento.

Trecho pernambucano da Transnordestina no PAC

Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia Transnordestina é considerada fundamental para redução dos custos logísticos da produção dos polos industriais, minerais e de agronegócio existentes na região Nordeste. Ainda não foi informado quem vai bancar os recursos do trecho pernambucano. No Orçamento Geral da União, foi destinado cerca de R$ 450 milhões para o trecho pernambucano da Transnordestina.

O preço exato de quanto será o trecho pernambucano será indicado nos estudos a serem realizados pelo consórcio. Antes disso, a estimativa era de que o trecho pernambucano da ferrovia precisasse de R$ 5 bilhões para ser concluído.

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