A advogada pernambucana radicada na Itália, Micheline Lopes, é a responsável pela campanha #LibereDallaPaura (ou Livre do Medo, numa tradução simples), que decorre de 6 a 25 de novembro, uma iniciativa dedicada a sensibilizar, informar e promover o apoio às mulheres que vivem ou passaram por situações de violência. Micheline é fundadora e presidente da Lead’HER Europe, organização sediada em Roma e responsável pela campanha, que tem conquistado apoio entre os italianos.
“A violência de género é uma emergência global. Com esta campanha queremos sensibilizar e oferecer a cada mulher a mensagem de que não está sozinha e que o medo pode ser derrotado. Nosso compromisso não se limita apenas à denúncia, mas também inclui apoio prático e jurídico, para que cada mulher possa encontrar coragem para quebrar o ciclo de violência”, declara Micheline.
A Lead’HER Europe nasceu em Roma, mas a intenção é conquistar a Europa e depois outros continentes, inclusive os países da América do Sul, difundindo mensagens de força e libertação.
À medida que se aproxima o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Lead’HER Europe, celebrado em 25 de novembro, a campanha “Livres do Medo” vai dar voz e visibilidade ao combate à violência de género e criar uma rede de apoio e informação acessível a todas as mulheres.
Campanha nas redes
Ao longo das próximas semanas, a Lead’HER Europe irá divulgar publicações diárias nas redes sociais para aumentar a sensibilização para esta questão, partilhar histórias de sobreviventes e oferecer conselhos práticos para reconhecer e abordar a violência nas suas diversas formas.
O elemento central da campanha será o desafio #LibereDallaPaura, que convida todos aqueles que apoiam a causa a publicarem fotos vestindo ou mostrando algo vermelho nas redes sociais, acompanhadas de um pensamento de solidariedade e da hashtag oficial. O vermelho, símbolo da luta contra a violência de género, torna-se neste desafio um sinal visível de união e esperança.
Além disso, o calendário da campanha inclui um tema diário de reflexão, que vai desde estatísticas e dados sobre a violência de género, à explicação dos direitos das vítimas, até aos testemunhos daqueles que encontraram coragem para abandonar uma relação violenta. As associações locais e os centros de apoio também terão voz, oferecendo um mapa concreto de recursos para quem procura ajuda.
“Por isso, a Lead’HER Europe convida todos – mulheres e homens, jovens e adultos – a aderirem à campanha”, convoca a advogada. Participar é simples: basta seguir as páginas oficiais da associação, compartilhar os conteúdos e publicar mensagens de apoio utilizando a hashtag #LibereDallaPaura . Quanto mais ampla for a participação, maior será o impacto na sensibilização e na promoção de uma cultura de respeito e não-violência.
Leia também:
CiS Joias celebra 15 anos com exposição e livro “Ouro e Arte”