O telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, desabou por volta das 13h30 desta sexta-feira (30), causando a morte de dois homens. Pelo menos outras 20 pessoas soferam ferimentos. Elas estavam no local à espera de distribuição de cestas básicas. O santuário havia passado por reforma em 2021 e recebeu recentemente placas de energia solar na cobertura de todo o teto. Nas redes sociais, diversas testemunhas postaram vídeos gravados no momento do desabamento do telhado.
O santuário fica localizado no Morro da Conceição, em Casa Amarela, e é local de peregrinação durante o ano todo. A principal data é 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, quando ocorrem missas desde a madrugada e uma grande procissão encerra os festejos que acontecem já há 119 anos.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Polícia Militar (PM) e da Defesa Civil se deslocaram para o local, atuando nas ações emergenciais. Alguns dos feridos foram levados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta e outros para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central da cidade.
No Instagram, o padre Emerson Borges, reitor e pároco do santuário, anunciou no dia 3 de abril uma campanha de arrecadação para diminuir as despesas com energia elétrica para instalação de painéis solares. O projeto Santuário Sustentável também tinha a proposta de climatizar o local, proporcionando mais conforto aos fiéis.
No dia 12 de agosto, o perfil oficial registrava o início das instalações dos aparelhos para funcionamento da usina de energia solar do santuário.
Em nota publicada na rede social Instagram, o Santuário Nossa Senhora da Conceição informa que a prioridade, neste momento, é a assistência às vítimas da tragédia. “O Santuário Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado Morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas à Deus por intercessão da Imaculada Conceição”, lamentou o reitor do santuário, padre Emerson Borges .
Tragédia anterior no local do santuário
No dia 8 de dezembro de 1959, o morro registrou a sua pior tragédia, com sete mortos, a maioria pisoteada, após um tumulto na área onde estavam barracas de comida e de bebidas. Depois deste episódio, a parte profana da festa foi transferida do local.
“Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento”, afirmou o presidente Lula em nota oficial.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também se pronunciou sobre o acidente em uma nota. “Acabo de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição consolem a todos”, disse.
Depois de visitar o santuário, o prefeito João Campos publicou na rede social X que estava no Centro de Operações do Recife (COP) coordenando as ações da prefeitura no suporte ao ocorrido. Ele decretou luto oficial de três dias.
Em nota, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, expressou tristeza pelo acidente no Morro da Conceição e prestou solidariedade às vítimas. “O acidente, que resultou em vítimas e causou grande dor à nossa comunidade, enche nossos corações de luto e solidariedade. Em oração, nos unimos às famílias enlutadas e a todos os que foram afetados por esta tragédia”.
Leia mais: Avião da Voepass com 57 passageiros e 4 tripulantes cai em Vinhedo