Plataforma mundial online especializada em arquitetura, a Arch Daily divulgou os três projetos vencedores da premiação que elegeu as melhores intervenções arquitetônicas de países lusófonos. O projeto do Hospital veterinário de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi o grande vencedor, seguido do Marco dos Corais, na orla de Maceió. O terceiro lugar ficou com a Factory Lisbon, situado no Porto de Lisboa.
O Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano 2024 iniciou o processo seletivo em fevereiro e tinha como objetivo escolher os melhores projetos arquitetônicos em países de língua portuguesa. A premiação é uma das mais respeitadas do mundo no segmento da arquitetura. Ao todo, diversos projetos concorreram em 19 categorias e os 15 melhores foram eleitos para a fase final, que escolheu, por meio de votação popular, os três vencedores.
O Hospital Veterinário de Juazeiro do Norte ficou em primeiro lugar e é uma obra assinada pelo escritório Lins Arquitetos Associados. O projeto inovador foi pensado e construído para dar conforto térmico aos animais e pessoas que circulam diariamente pelo local. Construído em uma região conhecida pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar, o Cariri cearense, o projeto apostou em uma cobertura sustentada por treliças metálicas em forma de curva, como se fossem várias ondas, com interrupções para permitir a saída do ar quente.
Projetos inovadores
“Alguns setores são telhas de policarbonato translúcido para o aproveitamento da luz natural. A grande sombra, protege não só o edifício, como também os piquetes, área de internação dos animais de grande porte. O Hospital atende animais de pequeno e grande porte, contendo áreas de internação para pequenos animais (canil e gatil), baias para internação de grandes animais, piquetes, consultórios, laboratórios, centro cirúrgico, salas de aula e um setor administrativo”, informou o escritório responsável pelo projeto.
Em segundo lugar ficou a obra do Marco dos Corais, um dos pontos turísticos situados na orla de Maceió. Concebido pelo escritório Angeli Leão, a obra foi executada pelo Governo do Estado e inaugurada em abril de 2022, após sofrer 17 anos com abandono. No local, funcionou entre 1970 e 2005 o Iate Club, conhecido como Alagoinhas.
O projeto do Marco dos Corais visou contemplar a vida marinha de Maceió, a única orla do Nordeste cercada por corais com alta diversidade de vida marinha e aproveitou o traçado original da edificação histórica, o Alagoinhas, para remodelar o espaço aos seus novos usos.
O terceiro lugar ficou com a Factory Lisbon, situado no Porto de Lisboa. O projeto é assinado pelos arquitetos Julian Breinersdorfer Architekten, José Baganha e Angela Maurice.
“A Factory Lisbon é a reutilização adaptativa de uma fábrica de biscoitos e macarrão, de 1973 do exército português. O edifício tombado pelo patrimônio histórico fica na frente do porto de Lisboa, em um complexo histórico de abastecimento do exército, que está sendo transformado em um distrito de inovação, o Hub Criativo de Beato. Projetado para abrigar máquinas de macarrão, o edifício tem 200m de comprimento e apenas 11m de largura.”, explicaram os idealizadores.
Leia mais: Maceió investirá R$ 8 milhões para requalificar porto como atração turística