O PINOSA Moda Sustentável, a iniciativa agrega seis talentos da comunidade da Bacia do Pina no segmento da moda, traz uma exposição ao Shopping RioMar, no Recife. Localizadas no segundo piso do shopping, nas proximidades da C&A, as vitrines digitais exibem a produção e, através de QR Codes, levam o consumidor a conhecer a história da marca e acessar outras peças da coleção. A intenção é projetar o conceito e apoiar a comercialização das peças.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Grupo JCPM através do seu braço social, o Instituto JCPM, numa parceria com a empresa Roda e shopping. Roda se destaca no segmento de upcycling de produtos têxteis no estado e no país.
Todos os empreendedores participantes compartilham da preocupação em produzir de forma sustentável. Fazem parte do Pinosa: Thiago Amaral, com a marca de thi (@coisasdethi); Luciana Silva, Moda Mangue (@modamanguebiojoias); Cleyse Amaral, com a Lady Cya (@lady.cya); Tiago Salvador, com Timóteo (@timoteoinsta); Patrícia Souza, com a Maré (@mare_clothing); e Risoneide Morais, com Mytella (@mytelladesign).
“Apesar de serem apenas seis coleções, juntas elas têm um potencial enorme de promover reflexões e incentivar a valorização da identidade local, de sua criatividade e riqueza, não apenas de detalhes, mas de conteúdo, de mensagem e propósito”, destaca a gerente de sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.
Risoneide Morais já desenvolvia o aproveitamento da casca de sururu, um marisco em abundância na região. A partir dele e através de um projeto educativo na escola estadual da qual faz parte (ela é também professora), passou a fazer bijuterias com o material coletado. Desta forma, ao mesmo tempo, ajudava a tirar do meio ambiente as sobras das cascas após a pesca das marisqueiras. “Hoje, trabalho de duas formas, tanto com a base de prata quanto fazendo o preenchimento. Melhorei minha técnica. A aceitação tem sido muito boa”. O que era bijuteria virou biojoia.
Todos os empreendedores estão acessando formações para desenvolvimento e amadurecimento criativo. As novas coleções foram produzidas levando em consideração as ferramentas de Design Thinking, inovação orgânica e técnicas colaborativas. O projeto reforçou a elaboração das coleções tomando como base os princípios da economia circular, que por meio do reuso, reduz potenciais impactos socioambientais negativos associados a esta cadeia.
Mariana Amazonas, da Roda, pontua que para transformar em realidade um processo criativo coeso é preciso dedicar tempo e ter o apoio de profissionais de diferentes especialidades. “Para um criativo que está se lançando no mercado é dificílimo ter o tempo e o investimento necessários para tecer esse fio do início ao fim. O nosso processo de desenvolvimento inspirou, provocou e propiciou essa caminhada criativa, permitindo que chegássemos ao final com um amadurecimento e o lançamento de coleções robustas e únicas”. Sobre o mercado de produtos sustentáveis, Mariana é firme. “Só existe futuro se for sustentável. O consumidor está cada vez mais consciente disso e este é um caminho natural para todo e qualquer mercado”.
Sustentabilidade é o alicerce que constrói a Pinosa, reunindo o trabalho único de moda de artesãos locais. Thiago Amaral, da De Thi, produz suas peças a partir de retalhos pequenos. Além do aproveitamento de materiais que seriam descartados, os retalhos acabam por formar uma coleção de produtos exclusivos com peças únicas. “Uso aquele pedacinho que ninguém mais quer para criar. Mesmo que eu repita a peça, nenhuma fica igual, são únicas. O projeto ainda me ajudou a desenvolver outros produtos que eu não conseguia colocar em prática. Se antes eu produzia mais mochilas e bolsas pequenas, agora tenho tênis e peças de vestuário na minha coleção”, conta.