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Sergipe quer investir US$ 100 milhões em programa para recuperar rodovias

Sergipe quer reabilitar e garantir a manutenção de rodovias estratégicas no estado, por meio de contratos plurianuais
Vanessa Siqueira
Vanessa Siqueira
vanessa.siqueira@movimentoeconomico.com.br
reunião rodovia Banco mundial sergipe
Governo de Sergipe se reuniu com representantes do Banco Mundial para debater projeto de melhorias em rodovias do estado. Foto: Reinaldo Moura

O governo de Sergipe quer avançar na melhoria das rodovias estaduais e busca parceria com o Bando Mundial para pôr em operação um programa de modernização e gestão de rodovias, com previsão de investimentos de US$ 100 milhões. Os detalhes do projeto foram apresentados em reunião com equipes técnicas na segunda-feira (20).

Na terça-feira (21), o governador Fábio Mitidieri entregou a reestruturação do trecho de 25,5 km da rodovia SE-282, intitulada ‘Venâncio Fernandes da Fonseca’, que conecta os municípios de Estância e Boquim. A obra, concluída dentro da atual gestão, recebeu um investimento de R$ 22,89 milhões e foi iniciada em 27 de fevereiro de 2023, durante o programa de governo itinerante ‘Sergipe é aqui’.

Após a entrega, o governador visitou obras no município de Boquim, simbolizando os avanços promovidos pela política de infraestrutura estadual. A revitalização da SE-282 trouxe benefícios significativos para a segurança e eficiência no transporte, atendendo ao escoamento da produção agrícola, ao deslocamento dos moradores e ao turismo regional.

Sergipe revitalização da rodovia SE-282
Reestruturação da rodovia SE-282 ecebeu um investimento de R$ 22,89 milhões e foi iniciada em 27 de fevereiro de 2023. Foto: Arthur Soares/Secom-SE

Segundo o Executivo estadual, a Operação de Contratos de Reabilitação e Manutenção (Crema) é um programa que visa modernizar a gestão e manutenção das rodovias estaduais, com apoio financeiro do Banco Mundial. A Operação Crema busca reabilitar e garantir a manutenção de rodovias estratégicas em Sergipe, por meio de contratos plurianuais, que delegam ao setor privado a responsabilidade pelo planejamento, execução e manutenção das obras. Este modelo permite ao governo focar no monitoramento de desempenho, promovendo eficiência, sustentabilidade e segurança a longo prazo.

Durante a reunião com representantes do Banco Mundial, o governador de Sergipe disse que a ideia é promover uma infraestrutura rodoviária moderna e segura.

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“Estamos vendo a possibilidade de projetos estruturantes que garantam segurança viária, resiliência climática e eficiência na gestão das nossas rodovias”, destacou Fábio Mitidieri. 

Programa prevê contratos de até 30 anos para gestão de rodovias

O modelo Crema – Segunda Geração já foi aplicado com sucesso em outros estados brasileiros e países, baseando-se em boas práticas de contratos e parcerias público-privadas (PPPs). Entre os benefícios esperados estão: redução de custos fiscais ao longo do ciclo de vida das rodovias; melhoria da qualidade das estradas com base em critérios rigorosos de desempenho; redução de acidentes e aumento da segurança para motoristas, pedestres e ciclistas; sustentabilidade ambiental, com medidas de mitigação de riscos climáticos e promoção da mobilidade sustentável.

A meta é que os contratos terão duração de 8 a 30 anos e priorizarão três blocos de rodovias: Alto Sertão, Baixo São Francisco e Sul do Estado. Também estão previstas melhorias para pedestres em travessias urbanas, com foco nas cidades turísticas de Laranjeiras e São Cristóvão, além da inclusão de infraestrutura voltada para a mobilidade de ciclistas. 

O representante do Banco Mundial, Carlos Bellas Lamas, especialista sênior de transportes do Banco Mundial, destacou a importância do programa para o Estado.

“A ideia é trazer contratos mais longos e eficientes, focados em melhorias importantes, tanto na segurança viária quanto na resiliência climática. Com um financiamento de 100 milhões de dólares, o Crema vai priorizar a manutenção e reabilitação de rodovias em três blocos estratégicos e melhorar travessias urbanas e infraestrutura para ciclistas, fomentando a mobilidade e o turismo em Sergipe”, afirmou.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), Anderson das Neves, destacou a importância da reunião para o futuro das rodovias estaduais, com foco na conservação e manutenção.

“A reunião foi fundamental para discutirmos um processo muito importante para o futuro das rodovias estaduais, especialmente no que diz respeito à conservação e manutenção. O Banco Mundial trouxe a proposta do modelo Crema, já adotado com sucesso em outros estados da federação e temos confiança de que Sergipe será incluído neste programa. A iniciativa prevê a recuperação e manutenção das rodovias existentes por um período de dez anos, com ações como estudos de bacias, reparos, tapa-buracos e melhorias na sinalização. A empresa vencedora do contrato será responsável pela execução de todos esses serviços ao longo da vigência do acordo, garantindo a qualidade e a segurança das nossas estradas”, disse. 

Rodovias danificadas pelas chuvas em Sergipe
Fortes chuvas causaram rompimento de trecho de rodovia no município de Capela, em Sergipe. Foto: Ascom Sedurbi

Governo recupera rodovias danificas pelas chuvas

As chuvas intensas que atingiram diversos estados do Brasil na última semana causaram diversos estragos. O DER de Sergipe já iniciou o levantamento necessário para a elaboração do projeto executivo para recuperação do trecho da rodovia SE-438, entre a BR-101 e Capela, que cedeu devido ao fenômeno climático. 

Também foram realizadas vistorias em pontes sobre o Rio Vaza-Barris, na rodovia SE-179, entre Pinhão e Simão Dias, e sobre o Rio Jabeberi, na Rodovia SE-170, em Tobias Barreto, assim como a ponte na Rodovia SE-160, entre Boquim e Lagarto.

Houve início no último dia 16 das obras de recuperação da rodovia SE-100, no município de Pirambu. O governo estadual realizou a contratação de uma empresa para realizar os reparos na via.

No alto sertão sergipano, também foi feita uma contratação emergencial para recuperação do trecho da rodovia SE-179, entre os povoados Vaca Serrada e Niterói, no município de Porto da Folha, que sofreu erosão após as chuvas. A mesma medida foi tomada para recuperar o trecho da rodovia SE-425, entre Cedro de São João e Telha, no baixo São Francisco, no qual foi identificado também o processo de erosão. 

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