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Metrô de Teresina receberá R$ 335 mi em aportes para novos trens e estações

O Governo do Piauí anunciou investimentos de R$ 335 milhões no Metrô de Teresina. Os recursos serão aplicados na aquisição de três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), na construção de três estações e na modernização de outras cinco. Também foi assegurado que, ainda este mês, o sistema terá tarifa zero, medida já garantida no […]
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Metrô de Teresina, que hoje opera com tarifa a R$ 1, será gratuito a partir deste mês. Governo do Piauí/Divulgação

O Governo do Piauí anunciou investimentos de R$ 335 milhões no Metrô de Teresina. Os recursos serão aplicados na aquisição de três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), na construção de três estações e na modernização de outras cinco. Também foi assegurado que, ainda este mês, o sistema terá tarifa zero, medida já garantida no orçamento do estado.

Os investimentos estruturais serão viabilizados por dois contratos de operações de crédito assinado com a Caixa no âmbito do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades. Um deles será relativo à aquisição dos novos trens – dois com capacidade para 400 passageiros e outro para 600. Esse projeto, com valor total de R$ 97,1 milhões, fará do Piauí o primeiro estado a aderir a esse programa federal. Já os R$ 237,9 milhões restantes, do segundo contrato, serão voltados à modernização da infraestrutura.

As novas estações serão erguidas nos bairros Mafuá, São João e no Polo de Saúde, em Teresina. Os recursos serão investidos também na construção de uma segunda via férrea e de uma nova ponte sobre o Rio Poti, além de viabilizarem a substituição dos trilhos por dormentes de concreto, o que aumentará a segurança e estabilidade das composições. De acordo com o Governo do Piauí, as obras estão previstas para começar ainda neste semestre, com previsão de término em até dois anos.

Governo do Piauí tem planos para ampliar a abrangência do sistema

Os anúncios foram feitos durante a entrega da nova sede da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), localizada na Estação Ferroviária de Teresina. Na ocasião, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que, além dos R$ 335 milhões investidos pelo Governo do Estado, também há recursos federais destinados ao sistema, totalizando R$ 600 milhões em aportes.

O gestor falou ainda de planos para seguir ampliando a abrangência desse modal de transporte. “Nosso objetivo é expandir o metrô para as zonas norte e sul e, quem sabe, resgatar o transporte ferroviário entre Timon e Codó, passando por Altos e Teresina. Estamos comprometidos em melhorar a mobilidade urbana da capital”, declarou em evento realizado na segunda-feira (6).

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O vice-presidente em exercício da Caixa, Tiago Cordeiro de Oliveira, esteve presente na solenidade e destacou o volume de investimentos. “Além de novos trens, teremos a modernização completa da linha férrea e a construção de novas estações. Isso vai ampliar o alcance do metrô, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de viagem”, avaliou.

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Governador Rafael Fonteles: “Nosso objetivo é expandir o metrô de Teresina”. Foto: Gabriel Paulino/Divulgação

Com tarifa zero e mais estações, sistema deve receber 50 mil usuários/dia

Já a tarifa zero foi anunciada como medida a ser implantada ainda este mês, embora o presidente da CFLP, Wilson Martins, tenha informado na ocasião que o sistema já está pronto para fazê-la vigorar imediatamente. A gratuidade foi assegurada na Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado.

O Metrô de Teresina opera hoje das 7h às 19h, com tarifa de R$ 1, ligando o centro da cidade à zona sudeste. São 13,5 quilômetros de extensão, em 13 estações. A previsão é de que, com as medidas anunciadas, 50 mil pessoas passem a ser transportadas por dia no sistema metroviário piauiense.

Estação ferroviária foi restaurada após tombamento pelo Iphan

A Estação Frei Serafim, que agora abriga a sede da CFLP, foi restaurada com recursos que totalizaram R$ 12 milhões, em financiamento regido por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013. As obras de restauração seguiram orientação e acompanhamento da equipe técnica do órgão, tendo início em outubro de 2023 e conclusão em agosto de 2024. Em novembro, a CLFP passou a funcionar no prédio.

​​“Antigamente a estação era ocupada pelo metrô. Negociamos com o Governo do Estado que eles ocupassem o Galpão 1, que hoje está sendo entregue”, explicou a superintendente do Iphan do Piauí, Teresinha Ferreira.

Leia também: Metrô de Teresina terá tarifa zero em 2025 e investimento de R$ 600 milhões

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