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O Governo de Pernambuco republicou o edital para a execução do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano, trecho de 25,32 km que conecta a BR-408 à BR-101 Sul, passando pelo entroncamento da BR-232. O projeto, orçado em R$ 743,6 milhões, visa desafogar o trânsito na Região Metropolitana do Recife (RMR) e melhorar a logística entre os polos industriais do estado.
A republicação do edital, originalmente publicado em 28 de dezembro de 2024, foi motivada por uma orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE) havia previsto o início das obras para abril de 2025, mas o novo cronograma deve adiar esse prazo.
As propostas podem ser entregues até o dia 31 de março de 2025, às 9h45, e a abertura das disputas está prevista para o mesmo dia, às 10h, no horário de Brasília. O edital completo estará disponível a partir de 17 de fevereiro de 2025, nos sites www.compras.gov.br e www.pncp.gov.br.
Edital para estudos ambientais
Na semana passada, outro edital foi lançado pela Secretaria de Administração para a contratação de uma consultoria de engenharia que realizará os estudos ambientais do trecho Sul do Arco Metropolitano, que abrange 45,72 km e conecta a BR-408, em Paudalho, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. O processo, estimado em R$ 1,26 milhão, prevê a entrega de propostas até 4 de abril de 2025.
Os estudos ambientais são essenciais para mitigar os impactos ecológicos da obra, com atividades como levantamento da fauna e flora, análise de recursos hídricos e proposição de medidas compensatórias.
Trechos e desafios do Arco
O Arco Metropolitano é dividido em dois segmentos e conta com previsão de investimentos de R$ 1,4 bilhão. O trecho sul será custeado igualmente pelos governos estadual e federal, com previsão de conclusão em dezembro de 2026. Já o trecho Norte, de 50 km, enfrenta obstáculos significativos devido ao traçado atravessar a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, o que exige estudos mais detalhados e amplia a incerteza sobre sua execução.
Apesar dos entraves, o Arco Metropolitano é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, especialmente para o escoamento de cargas da montadora Stellantis, em Goiana, e para desafogar o trânsito na BR-101 e BR-232. Especialistas e empresários destacam que, embora prometido há mais de uma década, o projeto é crucial para modernizar a infraestrutura viária do estado e consolidar sua competitividade logística.
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