![Gilson Monteiro ocupava interinamente a Secretaria de Educação desde a saída de Alexandre Schneider Foto Janaina Pepeu Secom](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Gilson-Monteiro-ocupava-interinamente-a-Secretaria-de-Educacao-desde-a-saida-de-Alexandre-Schneider-Foto-Janaina-Pepeu-Secom-1024x682.jpeg)
Quase 30 dias depois do pedido de demissão do então secretário de Educação Alexandre Schneider, a governadora Raquel Lyra oficcializou, nesta sexta-feira (7), o nome de Gilson Monteiro como o novo titular da Secretaria de Educação do Estado (SEE). A nomeação será publicada no Diário Oficial deste sábado (8). Monteiro, que já atuou como secretário executivo de Administração e Finanças da pasta, assume o cargo com a missão de dar continuidade aos projetos do programa Juntos pela Educação, que conta com um investimento de R$ 5,5 bilhões já garantidos.
A governadora destacou a confiança no trabalho de Monteiro, que há dois anos integra a equipe da Secretaria de Educação. “Com experiência e empenho, ele dará continuidade às metas do Juntos pela Educação, com importantes entregas e recursos já assegurados para avançarmos ainda mais”, afirmou Raquel Lyra.
Gilson é formado em Direito
Gilson José Monteiro Filho é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e possui uma trajetória marcada por passagens em cargos estratégicos na administração pública. Entre 2009 e 2019, atuou como procurador do município de Caruaru, no Agreste pernambucano. Posteriormente, Gilson ocupou cargos como secretário executivo de Licitações e Contratos (2020-2021) e secretário de Administração (2022) no mesmo município. Desde 2023, integrava a equipe da SEE como secretário executivo de Administração e Finanças. Coi a saída de Schneider, ele respondia interinamente a secretaria.
Inauguração em Lagoa de Itaenga
Também nesta sexta-feira (7), no dia em que efetivou Gilson Monteiro como secret´rio de Educação, a governadora Raquel Lyra inaugurou uma nova escola no município de Lagoa do Itaenga, na Zona da Mata Norte. Por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEE), a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Tristão Ferreira Bessa já conta com 1.045 estudantes do ensino médio e da EJA Campo matriculados para o ano letivo de 2025. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou o evento.
“É uma alegria imensa estar em Lagoa do Itaenga, na entrega de um equipamento tão importante, nesse grande movimento que é o Juntos pela Educação. Essa Escola de Referência em Ensino Médio vai comportar mais de mil alunos, que já estão matriculados. É muito bom ver a educação pública crescendo no Estado inteiro, com entregas concretas”, disse a governadora Raquel Lyra.
Com estrutura moderna e bem equipada, a Erem possui 16 salas de aula amplas e climatizadas, auditório, refeitório, cozinha profissional, biblioteca e áreas de convivência, proporcionando um ambiente ideal para a aprendizagem. Três laboratórios – um de ciências, um de matemática e um de informática – permitem que os alunos tenham acesso a atividades práticas e experimentais nos diversos componentes curriculares.
“É com imenso orgulho e satisfação que inauguramos mais uma Erem em Pernambuco. Um equipamento que traz mudança e transforma vidas. A partir de agora, com essa nova escola, cada um de nós, educadores, somos multiplicadores de boas novas para a educação, para a comunidade escolar, cidade e região”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Veja também:
Raquel nomeia ex-deputado do PSB na secretaria-executiva na Educação
Raquel anuncia saída do Secretário de Educação