Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Fernando de Noronha passa a contar com rota turística da tradição pesqueira

Ação valoriza a pesca artesanal como elemento cultural e será opção de experiência imersiva para turistas que visitam Noronha
Fernando de Noronha. Arquivo: Agência Brasil
Tradição da atividade pesqueira será atrativo turístico no arquipélago de Fernando de Noronha. Arquivo: Agência Brasil

O Arquipélago de Fernando de Noronha passará a contar com um atrativo turístico que pretende fortalecer o empreendedorismo dos comerciantes locais. Fruto de uma parceria entre o Sebrae e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), será lançada uma rota que oferecerá aos visitantes a possibilidade de conhecer mais de perto a pesca tradicional, mergulhos e outras atividades da tradição pesqueira.

Ao longo do fim de semana, os organizadores realizarão eventos, uma visita guiada para convidados neste sábado (21) e no domingo (22) o lançamento aberto ao público.

Intitulado de “O outro lado da Ilha: Turismo e Tradição da pesca”, o novo roteiro turístico foi costurado cuidadosamente, valorizando as tradições de quem sobrevive da pesca artesanal e o respeito ao meio ambiente.

A programação diurna inclui experiência de pesca tradicional, usando tarrafa; mergulho com snorkel, banho de mar e momentos de imersão na tradição pesqueira, com visitas à sede da Associação Noronhese de Pescadores (Anpesca) e ao lendário barco Feliz Navegantes, usado nas gravações da série Riacho Doce, da TV Globo; ao Píer do Porto de Santo Antônio; e, finalizando, a contemplação do pôr do sol na Capela de São Pedro. Para a noite, a proposta é acompanhar a pesca da agulhinha e aproveitar a diversidade gastronômica da ilha em um jantar na Casa do Pescador. 

Segundo a analista do Sebrae Pernambuco, Alane Guimarães, o turista que for a Fernando de Noronha passa a contar com mais uma opção de passeio, que resgata a importância da atividade pesqueira para a comunidade que reside no arquipélago.

- Publicidade -

“São produtos diferentes dos oferecidos atualmente pelas agências de turismo. As experiências poderão ser vendidas em pacotes ou separadamente. Nossa proposta é estimular o empreendedorismo por meio da valorização dos costumes locais, integrando pescadores, poder público e operadores do turismo”, explicou.

Capacitação em Noronha
Pescadores e empreendedores estão recebendo capacitações promovidas pelo Sebrae em Fernando de Noronha. Foto: Sebrae Pernambuco

Lançamento terá palestra sobre turismo de base comunitária

A cerimônia de lançamento do produto será realizada no domingo (22), no Pátio do Porto, às 19h. A programação inclui momentos culturais e de imersão, como contação de histórias de pescadores e apresentação musical, além de uma palestra sobre turismo de base comunitária e tendências de mercado para o setor. Estarão presentes pescadores, empresários do trade turístico e representantes da administração de Noronha, Sebrae e ICMBio. Para participar, os interessados devem se cadastrar por meio do link https://pe.loja.sebrae.com.br/o-outro-lado-da-ilha-turismo-e-tradic-o-dos-pescadores-103456008

Pescadores de Noronha terão fábrica de gelo em escamas

Demanda antiga da comunidade pesqueira de Fernando de Noronha, que é a operacionalização de uma fábrica de gelo em escama, será atendida por conta de um convênio entre Sebrae e Adepe.

O equipamento está em fase final de liberação junto aos órgãos responsáveis e deve começar a operar ainda este ano. Com a operação da fábrica, os pescadores deixarão de pagar valores mais altos pelo gelo em cubo, que não é o mais indicado para a conservação do pescado, e passarão a adquirir o produto em escama, tornando o insumo mais acessível.

Segundo o Sebrae, o convênio celebrado com a Adepe em Noronha possibilitou a capacitação de mais de 60 pescadores, que receberam orientações sobre associativismo e cooperativismo, finanças, acesso a mercado, estratégias de marketing e boas práticas no armazenamento de pescado. O público-alvo do convênio foram pescadores autônomos, reunidos em comunidades.

Leia mais: Suape bate recorde histórico de movimentação em agosto: 41% de alta

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -