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Governo vai requalificar PE-60, principal corredor turístico do Litoral Sul

PE-60 receberá investimento de R$ 73,8 milhões para a recuperação do pavimento ao longo de 85 quilômetros, até a divisa com Alagoas
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Na PE-60, falta acostamento, pavimento está degradado e há problemas de drenagem. Foto: DER/Divulgação

O Governo de Pernambuco anunciou a requalificação do principal corredor turístico do Litoral Sul do estado, a PE-60. Com investimento de R$ 73,8 milhões dos cofres estaduais, serão recuperados os 85 quilômetros da rodovia, desde o entroncamento com a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, até a divisa com Alagoas. A previsão é de que 400 mil moradores de sete municípios sejam beneficiados pelo projeto, que teve licitação lançada no Diário Oficial do Estado.

A rodovia é conhecida pelo trajeto sinuoso e praticamente sem acostamento em diversos pontos, situação que é agravada pela pista em mão dupla e por problemas de drenagem decorrentes do relevo acidentado da região. Durante o período chuvoso, é comum que trechos da estrada fiquem parcialmente interditados por conta de alagamentos.

A promessa do Governo de Pernambuco é de que, além da recuperação do pavimento, sejam realizados serviços de drenagem, bem como a melhoria da sinalização, inclusive com foco nos acessos a destinos com apelo turístico, como Porto de Galinhas e outras praias da região.

“A recuperação da malha rodoviária é um compromisso da nossa gestão. Em 18 meses de Governo, alcançamos a marca de 800 quilômetros de estradas requalificadas. Temos obras em todas as partes do Estado, do Litoral ao Sertão. Para isso, já investimos R$ 1,5 bilhão, garantindo o escoamento da produção e a melhoria na trafegabilidade“, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre os municípios contemplados estão Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata Sul do Estado.

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Segundo a gestão estadual, o projeto de requalificação da rodovia foi apresentado, ainda em maio, aos prefeitos dos municípios envolvidos e a parlamentares que têm base de atuação nessas localidades. A estrada é importante também para a conexão com destinos fora do estado, como Maragogi (AL), bem como para quem quer seguir do Recife para Maceió pelo litoral, de forma alternativa ao trajeto pela BR-101.

PE-60 é essencial para acesso a praias e ligação complementar a Suape

Além do potencial turístico, a rodovia também é importante para Suape. Hoje, o complexo industrial e portuário tem como acesso mais rápido e em melhores condições vias pedagiadas da região, mas, ainda assim, a PE-60 segue desempenhando papel importante para conexões não abrangidas pelos trechos concedidos, como as que são feitas com a sede do município de Ipojuca e com o trecho da BR-101 em direção a Alagoas, por exemplo.

“A recuperação dessa importante rodovia estadual vai proporcionar uma melhor trafegabilidade aos moradores de todos os municípios que margeiam a via, assim como os turistas de várias partes do Brasil e do exterior que chegam para conhecer as belezas naturais do nosso estado”, declarou o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

As obras serão coordenadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Não foi informado o prazo de conclusão do projeto. O processo licitatório para a escolha da empresa que ficará responsável pelo serviço deve ter propostas abertas a partir do dia 14 de agosto.

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Rodovia estadual que será requalificada dá acesso a pontos turísticos do Litoral Sul. Foto: Arquivo

PE diz ter recuperado 800 km de rodovias com investimento de R$ 1,5 bi

O Governo de Pernambuco anunciou, no início de julho, ter recuperado 800 quilômetros de estradas desde janeiro de 2023, por meio de investimentos que totalizaram R$ 1,5 bilhão. Entre os destaques, os primeiros 100 quilômetros da BR-232, que é federal, mas está concedida ao estado até 2027 e é a principal rota entre o Interior e a capital.

Também estão nesse rol a PE-499, conhecida como a Estrada da Cebola, em Terra Nova, no Sertão, que beneficia mais de 45 mil moradores, a PE-45 e a PE-75, na Zona da Mata, também fundamentais para o escoamento da produção agrícola, e a entrega da duplicação de 7,7 quilômetros da BR-104, que dá acesso ao Polo de Confecções do Agreste.

Leia também: PB investe R$ 22 mi em rodovia para melhorar escoamento de arroz e milho

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