Fazendo uso de nova tecnologia, a Compesa acabou com o rodízio no abastecimento de água em Igarassu. A oferta de água foi ampliada para 6,4 mil pessoas no município. A população dos bairros do Umbura, Panco (parte do bairro) e Loteamento Campo Belo agora recebe água todos os dias, após ações de melhoria no abastecimento promovidas pela Companhia. Antes das intervenções, as localidades eram abastecidas no esquema de 2 dias com água e 5 dias sem, em média.
A Companhia utilizou a tecnologia de equipamentos de monitoramento da distribuição de água para alcançar o resultado. A mudança foi fruto de estudos, ajustes de pressão e testes realizadas na rede de abastecimento da localidade com o auxílio de dispositivos eletrônicos que monitoram em tempo real o abastecimento, chamados dataloggers.
A Compesa instalou 10 equipamentos nesta área e monitora o abastecimento continuamente. Os ajustes foram iniciados após a obra de implantação de um poço tubular no Loteamento Encanto Igarassu. Com a nova disponibilidade hídrica, os técnicos da Companhia iniciaram os testes.
Tecnologia dataloggers
A gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mirella santos, destacou a atuação das equipes para o resultado. “Nossa equipe técnica realizou diversos testes que foram fundamentais para garantir o fim do rodízio nas áreas do município. Utilizamos a tecnologia dos dataloggers para avaliar o cenário, em conjunto com estudos em campo, e promovemos os ajustes necessários até alcançar o benefício do abastecimento diário para a população”, explicou.
Encanto Igarassu foi a primeira área contemplada com abastecimento diário, sendo beneficiada diretamente. Anteriormente as localidades do Umbura, Panco (parte do bairro), Loteamento Campo Belo e Encanto Igarassu dependiam de um único poço, localizado na Rodovia Governador Mário Covas. Agora, Encanto Igarassu está sendo atendido pelo novo poço e as outras áreas pelo sistema anterior, com água diariamente nas torneiras.
Leia também:
Danilo Cabral assume a Sudene e quer ampliar diálogo junto aos estados
O preço e o xadrez político da aprovação da reforma tributária
Pernambuco recebe R$ 100,1 milhões da Lei Paulo Gustavo