
A obra de alargamento (popularmente chamado de “triplicação”) do trecho da BR-232 localizado no bairro do Curado, no Recife, deve ser concluída até dezembro para alívio de quem precisa trafegar no local, moradores e comerciantes. A obra tem causado transtornos devido à retenção do trânsito na área – repleta de centros de comércio e indústrias.
A obra realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Recife, amplia a sessão viária com a promessa de uma redução de 35 minutos no tempo de viagem de quem passa os 67 mil veículos que passam pela área diariamente. O investimento é de R$ 100 milhões.
Prejuízos
Um dos negócios impactados pela obra é o Recife Outlet. Marco Sodré, superintendente do mall, que fica situado no quilômetro 20 da BR-232, em Moreno, diz que vê a obra com bons olhos, pelo potencial de melhora do acesso ao centro de compras.
Porém, até que os resultados comecem a chegar, há prejuízos causados pelo transtorno da obra. “Enfrentamos engarrafamento, especialmente nas chuvas do inverno. Ouvimos muita gente dizendo que gostou muito do Outlet, mas só voltará quando a obra for concluída. Os trabalhadores às vezes têm que sair um pouco mais cedo, pois os ônibus passam pela obra”, contou o superintendente.

Ele também afirma que o transtorno é temporário, e espera um crescimento do faturamento e melhora no acesso de funcionários e clientes ao estabelecimento após a conclusão da obra.
“A gente não tem muito parâmetro de comparação, mas percebemos que se a BR não estivesse em obra, teríamos de 10% a 15% a mais de vendas. Após a conclusão, a gente espera um acréscimo de cerca de 30% nas vendas”, disse Sodré. Ele explica ainda que ao longo do ano de 2023 espera compensar as perdas acumuladas no período de transtornos.
Prazo
A agonia, contudo, está se aproximando do final. Ou, pelo menos, é o que afirmam as autoridades responsáveis pela obra iniciada em março de 2022, com previsão inicial de conclusão em um ano.

De acordo com Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura do Estado, aproximadamente 50% do trabalho já foi feito e, com o fim do período chuvoso, a obra será terminada com mais agilidade: em fevereiro de 2023.
“Já nos aproximamos dos 50% de execução e, sem as chuvas, a produtividade será bem maior do que foi no primeiro semestre. Pelo nosso cronograma, alcançaremos de 80% a 85% das obras até o fim de dezembro. Todo o pavimento, incluindo os retornos, estará concluído, o que permitirá dar a fluidez na circulação que prometemos”, disse a secretária ao Jornal do Commercio.
Estão sendo realizadas a requalificação do pavimento em placa de concreto na pista principal e asfalto nas marginais; a construção de três passarelas; implantação de retornos; sinalização horizontal e vertical; novo sistema de drenagem; paisagismo; iluminação em LED; realocação e o redimensionamento das paradas de ônibus existentes; e implantação de uma ciclovia e calçadas em concreto.