Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Joias do turismo, Lençóis Maranhenses podem virar Patrimônio da Humanidade

Candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a Patrimônio Natural da Humanidade está sendo avaliada pela Unesco na Índia. Resultado sai até 31 de julho
lençóis maranhenses
Principal requisito para um lugar receber o selo da Unesco é ter características naturais excepcionais e de valor universal. Foto: Brunno Carvalho/Divulgação

Quarto destino mais desejado pelos brasileiros em 2024, conforme pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo em janeiro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade nos próximos dias. Desde o domingo (21), o Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está reunido em Nova Déli, na Índia, para analisar a candidatura da região e decidir sobre a concessão do título. A expectativa é de que o anúncio seja feito até a próxima quarta-feira (31), quando termina a 46ª sessão do colegiado.

O principal requisito para que um lugar seja candidato a receber esse título, segundo a Unesco, é ter “valor universal excepcional”, com uma beleza natural única. Também são averiguados aspectos como a integridade do sítio, a situação de nativos da região, a incidência do turismo e a atuação dos poderes municipal, estadual e federação na conservação da área. O dossiê da candidatura do parque ficou pronto em 2018, mas o processo acabou sofrendo atrasos por conta da pandemia de Covid-19, iniciada em 2020.

Em agosto do ano passado, a visita de avaliadores finalmente aconteceu. Estiveram presentes nos lençóis maranhenses membros da União Internacional para a Conservação da Natureza, do Governo do Maranhão, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Após esse passo, foi elaborado um relatório que embasará a decisão sobre a concessão do selo, que tem o objetivo de valorizar a importância ambiental do destino e a necessidade de preservação.

Avaliação é acompanhada de perto por comitiva maranhense

O desfecho desse processo vem sendo acompanhado de perto pelo Governo do Estado, que enviou uma comitiva de secretários à Índia. De acordo com o titular da pasta de Meio Ambiente, Pedro Chagas, a expectativa é a melhor possível. “Fizemos o melhor trabalho para atender todos os requisitos e critérios para o parque dos Lençóis Maranhenses ser reconhecido como patrimônio mundial natural, por sua beleza natural e encantadora. E vamos divulgar isso para o mundo todo”, comenta, acrescentando que o título contribui para a preservação ambiental do lugar em harmonia com atividades econômicas como o turismo.

No mesmo sentido, a secretária de Turismo, Socorro Araújo, também integrante da comitiva, diz que a gestão estadual considera o parque como uma joia do turismo, vem investindo na promoção da área e avalia que a retomada da candidatura à obtenção do selo da Unesco, no ano passado, é mais um reflexo desse esforço. “Acompanhamos a equipe da Unesco nos roteiros terrestres e sobrevoos. Passaram uma semana fazendo uma avaliação dos Lençóis Maranhenses para produzirem seus relatórios e pareceres. O parecer já está pronto e agora será a votação, um momento com a participação de todos os conselheiros da Unesco”, detalha.

- Publicidade -

A gestora avalia ainda que a visibilidade dos Lençóis Maranhenses após a possível concessão do título possibilitará a atração de mais investimentos à luz do fortalecimento de uma perspectiva sustentável para a região. “Estamos com a expectativa também de buscarmos, ainda mais, a sustentabilidade daquele local com as nossas belezas naturais e de todos os ribeirinhos que moram naquela região e assim trazer para todos nós que trabalhamos com turismo o desenvolvimento social e econômico”, declarou.

lençóis maranhenses
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu visita de avaliadores em agosto de 2023. Foto: Brunno Carvalho/Divulgação

Lençóis Maranhenses podem se juntar a rol de 23 patrimônios naturais brasileiros

Se tiver o título de Patrimônio Natural da Humanidade aprovado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai se unir a um rol de apenas sete localidades brasileiras que detêm esse selo, três delas no Nordeste.

Essa lista é composta pelo Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná; pela Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica na Bahia e no Espírito Santo; por Reservas de Mata Atlântica entre São Paulo e o Paraná; pelo Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas; pelo Complexo das Áreas Protegidas do Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; pelas Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte; e pelas Reservas do Cerrado – Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, em Goiás.

Quando é considerado todo o conjunto de patrimônios da humanidade, englobando-se também os patrimônios culturais e mistos, o Brasil detém 23 localidades com esses selos. No Nordeste, aparecem os centros históricos de Olinda (PE), de Salvador (BA) e de São Luís (MA), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE).

Leia também: Estrangeiros deixam US$ 620 milhões no Brasil e batem recorde no turismo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -