
O Ceará dá mais um passo para a instalação de uma montadora de automóveis com a publicação, no Diário Oficial da União, da certidão que assegura incentivos fiscais para a instalação do Polo Automotivo do Ceará. O documento foi emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) e garante benefícios para o complexo industrial que será instalado em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. O polo será o primeiro do país a operar no modelo multimarcas, produzindo veículos elétricos e híbridos sob encomenda.
A nova planta será dedicada à produção de veículos eletrificados e/ou híbridos, por encomenda, para terceiros. Este modelo de negócios, praticado em países como México e Uruguai, permite que montadoras estabelecidas e novas marcas ingressem no mercado brasileiro com produção local.
A expectativa é de um investimento inicial de R$ 400 milhões, com a geração de até 9 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos. A Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, será a âncora e parceira do projeto. Fundada em 1973, a companhia atua com diversas marcas automotivas no país, como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico do estado: “A empresa que apresentou a proposta tem agora a garantia dos benefícios fiscais para que ela se instale no polo e passe a produzir veículos em nosso estado. Serão carros modernos, elétricos e híbridos, fabricados no Ceará. Obrigado ao presidente Lula e ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. É mais desenvolvimento e empregos para nossa população”.
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) está à frente da gerência operacional do Polo, que será instalado na antiga fábrica da Troller, desativada em 2021. O Governo do Ceará desapropriou o imóvel concedido à Ford, em Horizonte, no dia 26 de março de 2024, decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A área total do terreno é de 126.999,93 m². A previsão é que a produção de veículos tenha início no segundo semestre de 2025, com capacidade inicial de 40 mil unidades por ano.
Leia mais:
Montadora da Comexport põe o Ceará na pole position da liderança regional
CE terá 1ª montadora multimarcas do país, investimento de R$ 400 mi da Comexport