Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com a Nexus indica que a Bahia é o estado com maior procura para a temporada de verão, atraindo mais de nove milhões de visitantes. O estudo também mostra que devido ao turismo o estado deve arrecadar aproximadamente R$ 23,7 bilhões na temporada, com isso é esperado que sejam gerados mais de 50 mil empregos entre formais e informais.
Com a chegada dos mais de nove milhões de turistas, é esperado que durante o período a rede hoteleira baiana chegue a ter média de ocupação de 85%, tendo picos de 95%, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol.
“A grande pluralidade de atrativos da Bahia, a permanente promoção feita pelo poder público e iniciativa privada e a atual conjuntura econômica são favoráveis. Certamente teremos um verão muito bom”, afirmou Wilson.
Além disso, a Bahia é o estado que detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste, e nos meses de janeiro e fevereiro, o aeroporto de Salvador espera receber mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa.
“A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e realização de obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo”, afirmou o secretário do Turismo do Estado, Maurício Bacelar.
“O verão retrata o bom momento na captação de voos, com destaque para os internacionais, que terão origem em sete mercados emissores”, declarou o gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport, Marcus Campos.
Também existe uma boa expectativa para o aumento das vendas nos setores de bares e restaurantes. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no estado (Abrasel-BA), Leandro Menezes, a projeção é de que os números tenham um crescimento de até 15%, além de gerarem mais 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.
“Este verão será surpreendente. Já percebemos o crescimento de 18% na procura por nossos serviços. Temos 12 agências em toda a Bahia e contribuímos para o desenvolvimento da atividade turística, especialmente, em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica”, relatou o proprietário da Cassi Turismo, Isac Lima.
Leia também:
Bahia celebra ocupação hoteleira de até 98% em destinos turísticos no Réveillon