Por Kleber Nunes
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio do Centro Internacional de Negócios, está com inscrições abertas para uma missão empresarial internacional que inclui a participação em feiras do setor de alimentos e bebidas em Portugal e na França. O objetivo é promover os produtos baianos em mercados internacionais.
A iniciativa faz parte das ações do Projeto Origem Bahia, resultado de uma parceria firmada entre o Sebrae e a FIEB. Em Portugal, a missão acontece na cidade do Porto, entre os dias 20 e 24 de outubro. A programação inclui showroom coletivo Origem Bahia no WOW – Quarteirão Cultural da cidade do Porto; participação em evento de degustação e promoção dos produtos, reuniões de negócios com potenciais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas; visitas técnicas comerciais a redes de varejo e unidades de distribuição; além da participação em seminário sobre tendências e panorama de negócios.
Já na França, as atividades serão em Paris, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, com participação no Salon du Chocolat, que contará com showroom coletivo para divulgar os produtos Origem Bahia. A programação também engloba visitas técnicas, reuniões de negócios com potenciais compradores, importadores e distribuidores, além da participação em evento exclusivo promocional de degustação e negócios na Embaixada do Brasil na França.
Empresas do setor de alimentos e bebidas, de produtos como cacau, chocolate e derivados, café, frutas e polpas, cachaça e outras bebidas, doces, mel, derivados de mandioca, condimentos, entre outros, têm até o dia 30 de setembro para efetuar a inscrição. As vagas são limitadas. Os empresários interessados devem entrar em contato com o CIN/FIEB pelo telefone (71) 3343-1424 ou por e-mail [email protected].
Sobre o projeto Origem Bahia
O Projeto Origem Bahia pretende capacitar 50 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, vestuário, moda e higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Também está prevista a realização de mentorias personalizadas durante seis meses para as empresas selecionadas, que vão passar por uma avaliação do perfil de maturidade exportadora. Entre as ações do Projeto Origem Bahia também estão a realização de capacitações on-line gratuitas, com foco em internacionalização.