As obras do aeroporto Costa dos Corais, localizado em Maragogi, na divisa entre Alagoas e Pernambuco, estão em andamento e com previsão para fevereiro a entrega da primeira parte do empreendimento. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER), a previsão é de entregar a pista de pouso e a toda a parte de terraplenagem no próximo mês.
As próximas etapas do novo aeroporto serão a construção do terminal de passageiros que tem previsão de entrega para o mês de agosto. Já a obra totalmente finalizada está prevista para ser concluída no início de 2026, com a operação de voos nacionais.
Para a construção do Aeroporto Costa dos Corais estão sendo investidos R$ 371 milhões, recursos obtidos a partir de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Já foram pagos R$ 103 milhões, com 30% de serviços executados da obra, como um todo.
Em recente visita ao canteiro de obras do aeroporto, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas, Mozart Amaral, destacou a importância do empreendimento para fortalecer o turismo na região.
“A gente está muito satisfeito com o andamento da obra. O movimento é grande: são 200 máquinas aqui, e à medida que o tempo vai passando, mais máquinas e mais operários vão chegando para trabalhar nessa grande obra, para que possamos entregá-la o mais rápido possível”, disse.
Aeroporto de Maragogi terá capacidade para receber até 15 voos semanais
Segundo aeroporto a ser construído em Alagoas, o terminal de Maragogi contará com terminal de passageiros com mais de 1.000 m² e dois gates para embarque e desembarque; quatro balcões de check-in, um aparelho de raio-X para verificação de bagagens, edifício administrativo, área de apoio ao pátio, estacionamento para 35 carros de passeio e 10 para ônibus e vans.
A operação do aeroporto será 100% privada, por meio de concessão. São esperados entre 10 e 15 voos semanais no início da operação
Ele ainda terá heliponto, vias de serviço, instalações de combate a incêndio, hidrossanitárias, de sistemas eletrônicos, eletromecânicos, elétricos e de SPDA (para-raios). A pista de pouso e decolagem terá 2.200 metros de extensão com 45 m de largura, que pode atender aeronaves A320 ou B 737-800 (usados para voos de longa duração), pátio de estacionamento para até duas aeronaves, pista de taxiamento, via de acesso com total de 2,60 km, em pista dupla com canteiro central; sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, ciclovia, calçadas, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Há ainda a possibilidade de operação de um terminal de transporte de cargas para atender o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.
Aeroporto vai alavancar turismo na Costa dos Corais
A região turística da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas é formada por 8 municípios: Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Passo de Camaragibe, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Porto Calvo e Porto de Pedras. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), a região tem o potencial de apresentar um fluxo turístico anual de quase 1 milhão de visitantes até 2028.
Ainda conforme a pasta, essa projeção reflete a atratividade crescente da região, impulsionada pelos investimentos em infraestrutura, como o Aeroporto Costa dos Corais e as vias de acesso, bem como pelo desenvolvimento imobiliário em curso.
Leia mais:
Expansão imobiliária e aeroporto até 2025 mudam padrão do Litoral Norte de AL