Um levantamento realizado pela empresa de reserva de hotéis e viagens, Booking.com, apontou Maceió como líder de crescimento nas buscas na plataforma como destino para a alta estação. Na lista dos 10 destinos mais procurados ainda aparecem João Pessoa e Fortaleza como opções de viagem na região Nordeste.
O levantamento apontou quais destinos estão em alta entre os viajantes que buscam uma cidade para conhecer durante o verão brasileiro. A Booking, porém, frisa que o crescimento nas buscas não significa necessariamente que elas se converteram em reservas.
O Nordeste se posiciona como forte polo turístico com diversas cidades entre os destinos mais procurados para férias e passeios curtos de turistas brasileiros e de outros países.
A capital alagoana, Maceió, lidera o crescimento das buscas, com um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, atraindo os viajantes com suas praias paradisíacas. João Pessoa, na Paraíba, com suas paisagens naturais e charme histórico, também é um dos destaques, registrando um aumento de 64% – além de ser um dos destinos tendência globais da Booking.com para 2025. E, reafirmando seu apelo como destino cultural e de lazer no Nordeste, Fortaleza, no Ceará, apresenta um crescimento de 59% nas buscas.
Os dados mostram como o turismo nacional segue em alta, impulsionado pela diversidade de experiências e pela riqueza cultural que o Brasil oferece, com destinos que têm conquistado cada vez mais espaço, ou clássicos que seguem firmes na preferência dos turistas, como o Rio de Janeiro.
Além do aumento nas buscas de viajantes brasileiros, o levantamento aponta o crescente interesse de estrangeiros por destinos nacionais. Entre os dez destinos no país mais buscados por viajantes internacionais para o período, destacam-se Maceió (167%), Balneário Camboriú (159%) e Porto de Galinhas (158%) com os maiores percentuais de crescimento nas buscas.
A prefeitura de Maceió vem investindo na divulgação da cidade como destino turístico tanto em eventos nacionais como fora do país. Segundo dados do município, já foram investidos mais de R$ 26 milhões em ações estratégicas de promoção e participação em Road shows.
“Maceió se tornou a preferência dos brasileiros, atraindo turistas o ano inteiro. O fortalecimento da nossa cidade como destino turístico não só na alta, mas também na baixa temporada, movimenta a economia local, gerando emprego e renda para os maceioenses. A meta é investir ainda mais nos próximos quatro anos, nosso trabalho não vai parar”, garantiu o prefeito JHC.
João Pessoa entre tendências mundiais no turismo na Booking.com
Em outro levantamento divulgado em dezembro pela Booking.com, a capital paraibana entrou para o seleto grupo de cidades espalhadas pelo mundo que seriam tendência de turismo para o ano de 2025.
De acordo com a pesquisa anual de Previsões de Viagem da Booking.com, em 2025 os viajantes brasileiros vão repensar suas maneiras de viajar e sair do convencional para descobrir destinos menos lotados (83%), embarcar em retiros de longevidade (78%) ou optar por atividades noturnas para escapar das temperaturas mais altas (57%).
O levantamento aponta como pontos fortes de João Pessoa suas belezas naturais, além de oferecer opções de passeios culturais, como o centro histórico e igrejas espalhadas na cidade. Além disso, a cidade possui destinos ao seu redor que unem cultura, artesanato e gastronomia.
Única cidade na lista de tendências, além de João Pessoa compõem a lista a cidade de San Pedro do Atacama, no Chile, Sanya, na China, Trieste, na Itália, Troms0, na Noruega, Willemstad, em Curaçao, Tignes, na França, Naha, no Japão, Villajoyosa, na Espanha, e Houston nos Estados Unidos.
Leia Mais: Temporada de cruzeiros deve trazer cerca de 34 mil turistas a AL em janeiro