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Ministro dos Transportes anuncia implantação de VLT em Arapiraca

Abandonada há décadas, ferrovia em Arapiraca pode ser reativada com implantação de 20 km de VLT na cidade.
 Arapiraca Alagoas
Considerada a capital do Agreste alagoano, Arapiraca pode ter projeto que vai fortalecer mobilidade urbana na cidade. Foto: Prefeitura de Arapiraca

Considerada a segunda maior cidade do estado, Arapiraca entrou no radar de obras de mobilidade urbana para alavancar o desenvolvimento urbano local. O ministério dos Transportes iniciou um projeto para implantar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, o que seria o primeiro do modelo a contemplar uma cidade do interior de Alagoas.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante sua passagem pelo Congresso dos Municípios Alagoanos, promovido pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), em Maceió, na última quarta-feira (4).

Segundo informações do Ministério, o projeto do VLT de Arapiraca será totalmente desenvolvido pelo Governo Federal e a projeção é que ele tenha uma extensão de 20 quilômetros.

O empreendimento prevê a utilização da malha ferroviária existente na cidade e que está abandonada há décadas, garantindo, segundo o MT, o aproveitamento sustentável da infraestrutura existente.

Estação ferroviária Arapiraca
Abandonada há décadas, ferrovia em Arapiraca pode ser reativada com implantação de VLT na cidade. Foto: Ewerton Santos

“Alagoas, há dez anos seguidos, é o estado que mais cresce no Brasil. Só esse ano, cresceu 30%. O VLT em Arapiraca será um marco na mobilidade urbana da segunda maior cidade do estado”, disse o ministro Renan Filho durante o anúncio.

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A rede ferroviária que atendia a cidade de Arapiraca foi inaugurada em 1949 e estava sem trem de passageiros desde 1980. O sonho de ter um VLT já é antigo e é aguardado desde os idos dos anos 2000.

proposta VLT Arapiraca 2021 prefeitura Alagoas
Em 2021, apresentação de Plano de Segurança Viária de Arapiraca trouxe imagem de como seria um VLT circulando no município. Foto: YouTube/Reprodução

Em 2010 o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), chegou a anunciar a assinatura dos contratos e assinou ordem de serviço para a implantação do VLT na cidade. A ideia, na época, era também utilizar os trilhos existentes que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona rural, num percurso total de 10 km.

O projeto acabou não se consolidando e nos últimos anos, a estrutura ferroviária da cidade segue abandonada. Em 2021, um Plano de Segurança Viária do município, apresentado pela prefeitura no YouTube, divulgou uma imagem do seria que seria o VLT como alternativa de transporte público.

O Ministério dos Transportes informou ao Movimento Econômico que ainda não há estimativa de valores a serem investidos no projeto.

Maceió tem projeto para novo VLT

Com a desocupação de cinco bairros em Maceió, que foram afetados por afundamento de solo, decorrentes de atividades de mineração, boa parte do trecho onde circulava o VLT da cidade acabou tendo que ser desativado como medida de segurança aos passageiros.

Com isso, o percurso de trem entre Rio Largo, cidade vizinha à Maceió, e a capital ocorre apenas em alguns trechos, diminuindo as poucas opções já existentes de locomoção na cidade.

Nos últimos anos, o trânsito na cidade acabou piorando, sendo comum grandes congestionamentos em qualquer hora do dia nas duas principais vias que ligam a parte alta à parte baixa da cidade.

Estação central de Maceió
CBTU quer implantar novo VLT em Maceió em 2025, com linha que ligaria o Centro ao bairro da Forene, na parte alta. Foto: Google Maps

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera o VLT em Maceió, informou ao Movimento Econômico que está previsto para 2025 uma licitação que pretende expandir o ramal ferroviário na cidade, ligando o Centro até a Ceasa, localizada no bairro da Forene.

“O maior projeto em desenvolvimento na CBTU Maceió atualmente é o Ramal Ferroviário de Integração Intermunicipal (RFII-CEASA), uma iniciativa que promete transformar o transporte público e a ocupação urbana da região. O novo ramal visa atender áreas classificadas como “Macrozona de Expansão Intensiva” pelo Plano Diretor de Maceió promovendo mobilidade e desenvolvimento social em polos comerciais e de serviços em crescimento”, informou a CBTU por meio de nota.

Atualmente, o transporte rodoviário entre o Centro de Maceió e a CEASA pode levar até 141 minutos, enquanto o trajeto de trem ou VLT reduziria esse tempo pela metade, com uma média de 65 minutos. Além disso, a tarifa ferroviária será mais acessível, fixada em R$ 2,50, em comparação com as tarifas rodoviárias, que variam de R$ 3,49 dos ônibus urbanos a R$ 6,75 no transporte intermunicipal.

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