Um tanque que continha melaço de cana-de-açúcar se rompeu, na madrugada desta terça-feira (5) na Usina Caeté, localizada no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. Segundo a direção da usina, o acidente não deixou feridos.
O rompimento do tanque fez com que uma grande quantidade de melaço se espalhasse pelas dependências da usina, tanto na parte interna quanto na parte externa. Em algumas imagens divulgadas em redes sociais, é possível ver fumaça saindo do melaço, o que indica que o líquido estava quente no momento do rompimento da estrutura.
Segundo informou a Usina Caeté, não houve feridos e a própria brigada de incêndio conseguiu controlar o acidente. Equipes trabalharam para fazer o bombeamento do líquido para o tanque de resíduos da área agrícola da usina.
Ainda não há informações da quantidade de litros de melaço perdido com o rompimento do tanque e nem o prejuízo ocasionado à empresa.
Veja a nota oficial da usina:
A Usina Caeté informa que na madrugada desta terça-feira (5) houve rompimento no tanque de mel da indústria e todas as medidas de segurança foram imediatamente adotadas. Por ter circuito fechado, todo o material está sendo bombeado para o tanque de resíduos da área agrícola. Os setores responsáveis já estão mobilizados para investigar as possíveis causas da ocorrência. Não houve nenhum acidente com colaboradores.
Usina iniciou trajetória de sucesso de grupo alagoano
A Usina Caeté pertence ao grupo Carlos Lyra, um conglomerado de empresas com atuação nos segmentos sucroenergético, pecuária, têxtil, fertilizantes, radiodifusão e táxi aéreo.
A usina foi fundada em 1965 com a aquisição pelo grupo da usina em São Miguel dos Campos. Ela produz predominantemente açúcar cristal e gera energia elétrica. Considerada a usina modelo do grupo, a Caeté de São Miguel dos Campos possui avançadas tecnologias de produção e colheita mecanizada, com as estações de transbordo, sistemas lineares de irrigação, fertirrigação com vinhaça, além de um sistema de manejo de solo, com uso criterioso de fertilizantes.
O grupo se consolidou com um dos maiores de Alagoas com a construção da Usina Caeté – Unidade Marituba, em 1979, situada em Igreja Nova e posteriormente em 1986 com a aquisição da Usina Caeté – Unidade Cachoeira, em Maceió.
O grupo Carlos Lyra expandiu sua atuação para a região Sudeste, onde construiu em 1996 a usina Caeté – unidade Volta Grande, no município mineiro de Conceição das Alagoas e onde também assumiu em 2001 o controle acionário da Usina Caeté – Unidade Delta, também em Minas Gerais.
No ano de 2007 o grupo implantou no Oeste paulista a Usina Caeté – unidade Paulicéia e assim se consolidou como importante grupo empresarial do setor sucroenergético no Brasil.
Leia mais: Credores do Grupo João Santos realizam 2ª assembleia