A distribuidora Equatorial anunciou que irá construir uma nova subestação em Arapiraca. O investimento anunciado é de R$ 27 milhões, com previsão de iniciar a obra ainda este ano.
Segundo a distribuidora, a nova subestação pretende aumentar a capacidade do sistema, melhorando a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os clientes residenciais, comerciais, industriais, agricultores e empreendedores da região.
A previsão é iniciar as obras ainda este ano, que só depende agora da emissão de uma licença de construção por parte da prefeitura. O grande empreendimento irá beneficiar mais de 65 mil consumidores de quatro municípios alagoanos. Além de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Taquarana e Coité do Noia terão sua capacidade de fornecimento ampliada com a instalação da nova subestação de 26,6MVA.
O presidente da Equatorial Alagoas, Fernando Pompeu ressaltou que a obra faz parte do Plano de Investimento robusto da empresa e do compromisso da Distribuidora com o desenvolvimento do estado de Alagoas.
“Esse é um marco importante para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do município de Arapiraca e municípios da região. A construção dessa nova subestação traz uma maior confiabilidade para o sistema elétrico, adequação dos níveis de tensão e melhorias na qualidade do fornecimento de energia que chega às residências, fábricas e novos empreendimentos que venham para o município. Esse é o compromisso que temos com cada um dos alagoanos”, afirmou Pompeu.
Investimentos da Equatorial em Alagoas
A Equatorial assumiu os serviços de distribuição de energia nos 102 municípios alagoanos em março de 2019, totalizando 1,3 milhões de clientes. Segundo dados da empresa, já foram investidos quase R$ 2,14 bilhões no estado na construção de novas subestações e na melhoria no sistema elétrico de Alagoas.
Nestes cinco anos, foram construídas e entraram em operação cinco subestações, sendo duas em Maceió, uma na Barra de São Miguel, além de Coruripe e Girau do Ponciano.
Em 2024, duas subestações entraram em operação, melhorando o fornecimento de energia na capital e em municípios do Litoral Sul de Alagoas.
Em Maceió, entrou em operação a Cidade Universitária, em Maceió, que vai abastecer Maceió, além das cidades de Rio Largo e Satuba que ficam na região Metropolitana. Já a Subestação da Costa dos Corais vai ficar responsável pelo fornecimento nas cidades de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.
Leia mais: Startup vai replantar corais em Maragogi para fortalecer turismo regenerativo
Com cana, milho e sorgo, Pindorama produz álcool o ano inteiro em Alagoas