Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Cai índice de confiança do empresário da indústria pernambucana, diz Fiepe

Os juros aumentaram, a inflação idem e estes dois fatores contribuem para uma provável retração do consumo.


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) pernambucano recuou 1,1 ponto neste mês de abril, chegando a 55,4 pontos. Trata-se do segundo recuo deste ano, já que, em fevereiro, a retração também foi sentida e registrou uma queda de 1,8 ponto. Mesmo diante desse cenário, o índice continua no cenário otimista por se encontrar acima dos 50 pontos, limiar que divide a confiança e a falta dela.
Na visão do economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Cézar Andrade, foi uma série de fatores que culminou neste resultado. “O ICEI é composto pela média das condições atuais e das expectativas para os próximos meses. As expectativas, normalmente, mantêm o ICEI em alta. E, neste mês, isso não aconteceu”, disse.

Caiu a confiança do setor indusrtrial de Pernambuco em abril
Mesmo com a queda de confiança registrada em abril, o empresariado industrial de Pernambuco se mantém otimista

Os juros aumentaram, a inflação idem e os dois fatores contribuem para uma retração do consumo e isso puxa para baixo as expectativas de crescimento da economia como um todo. O índice de expectativa caiu para 57,6, registrando o resultado mais baixo desde março de 2021, quando ele havia pontuado 56,8.

Neste mês de abril, o índice apresentou uma queda de 1,5 ponto percentual e, mesmo com esse recuo, o resultado ainda revela um otimismo elevado para os próximos seis meses tanto para as empresas quanto para a economia pernambucana. “Mesmo positivo, ele ainda pode flutuar, já que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que dificulta o acesso e encarece os insumos, e a instabilidade política, por ser um ano de eleição, influenciam diretamente esse resultado”, explica Andrade.
Já o índice de condições atuais apresentou um recuo de 1,4 ponto, chegando a 51,0 na passagem de março para abril. O índice demonstra que o empresário permanece com confiança no cenário atual, porém menos intensa, o que justifica a queda.

Houve crescimento

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice cresceu 4,8 pontos (abr./21; 46,2). Com esse resultado, a confiança em relação às condições atuais ficou acima da média histórica que é de 48,28 pontos. No geral, na análise do economista, o resultado de abril foi positivo, sobretudo se comparado ao mesmo mês do ano passado, quando houve uma elevação de 2,0 pontos. Na comparação com o dado nacional, o indicador encontra-se abaixo do resultado nacional que fechou em 56,8 pontos no mês de abril.

O Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) é mantido pelo setor industrial, atuando no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da Fiepe, também conta com o Sesi, Senai e o IEL. Pelo Sesi-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O Senai-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

- Publicidade -

*Com informações da assessoria de imprensa da Fiepe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -