
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está oferecendo capacitações gratuitas para profissionais e empresários dos setores têxtil e de confecções em Pernambuco e Paraíba. O objetivo é aprimorar a competitividade das empresas locais, modernizar processos produtivos e explorar novas oportunidades de mercado, alinhando-se às tendências da Indústria 4.0. As inscrições estão abertas, com início das aulas previsto para março de 2025.
Para se inscrever, os interessados devem acessar os link disponibilizados pela Sudene e preencher o formulário de inscrição. A iniciativa representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, promovendo a inserção das empresas locais em novos mercados e fortalecendo a economia regional.
Para Pernambuco, interessados devem clicar neste link: https://forms.gle/zwpVZBhJwkYhmqWq5. As aulas presenciais acontecerão na localidade que tiver o maior quantitativo de alunos (Caruaru, Toritama ou Santa Cruz). Para a Paraíba, o link é este: https://forms.gle/yT2Knxd1rKmshEvz9. As aulas serão ministradas, a princípio, em João Pessoa e Campina Grande.
A grade curricular abrange módulos como introdução à tecnologia, gerenciamento de projetos, marketing digital, automação da produção e análise de dados. Com carga horária total de 100 horas, distribuídas ao longo de três meses, a maior parte das aulas será oferecida na modalidade a distância, facilitando o acesso dos participantes. Não é necessário possuir ensino superior para se inscrever.

Universidades nordestinas são parceiras da iniciativa da Sudene
Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destaca que a iniciativa visa fortalecer a competitividade da indústria têxtil e de confecções no Nordeste, especialmente em Pernambuco, que possui grande potencial de crescimento. A capacitação busca preparar empresários e trabalhadores para enfrentar a concorrência acirrada, incluindo a expansão de empresas asiáticas por meio do comércio eletrônico.
O professor Fagner Melo, doutor em Engenharia de Produção e docente da UPE, coordena o projeto em Pernambuco. Ele ressalta que os módulos têm caráter prático, focando na melhoria dos processos produtivos das empresas participantes. Além disso, o corpo docente inclui professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), proporcionando uma abordagem rica e diversificada dos temas abordados.
“É uma área em que se é possível melhorar vários aspectos a partir da adoção de novas tecnologias. Um exemplo é sair do uso de caneta e papel para controlar estoques e adotar uma planilha digital. Há um ganho de produtividade muito grande. Além disso, o curso também tem a proposta de viabilizar a inclusão digital dos seus participantes, o que abre portas no mercado. A longo prazo, há uma estruturação de ideias para várias áreas”, avalia o professor da UFCG e doutor em Engenharia Química, Heleno Bisco, que coordena a iniciativa na Paraíba.
*Com informações da Sudene
Leia mais: Saiba como o Polo de Confecções virou modelo de negócio para 60 mulheres