A empresária recifense Ana Uriarte, de 30 anos, se tornou a primeira mulher do Nordeste, e também do país, a receber o prêmio Innovators Under 35 LATAM 2024, concedido pela MIT Technology Review.
Ana é co-fundadora da Quark, uma edtech pernambucana nascida no Porto Digital que ensina habilidades comportamentais, emocionais e sociais — as chamadas soft skills — a jovens de escolas públicas de Pernambuco.
Segundo o próprio MIT, a iniciativa busca “premiar os jovens inovadores e empreendedores mais talentosos que estão desenvolvendo novas tecnologias para resolver os problemas mais urgentes enfrentados pela sociedade”.
A utilização da Quark melhora a empregabilidade de jovens entre 17 e 25 anos, ajudando-os a se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho. Atualmente, o projeto está em 133 escolas de 50 municípios pernambucanos.
“Esse prêmio é o resultado de muitos anos de trabalho, então, é muito gratificante porque temos uma organização de prestígio, como o MIT Technology Review, validando o que fazemos”, explica a empreendedora.
A Quark nasceu de uma dor pessoal. Uriarte explica que durante sua graduação em Engenharia Civil, percebeu que desenvolvia várias habilidades técnicas, mas não habilidades comportamentais. “Durante um período da faculdade, participei de uma empresa júnior e percebi a importância dessas habilidades quando negociava com clientes, desenvolvia projetos e trabalhava em equipe”.
Ela notou que essa não era uma dor só dela. “Muitos alunos de nível superior e técnico também enfrentavam essa dificuldade, já que não havia uma disciplina específica sobre isso”.
O objetivo de Ana com a Quark é fornecer soluções que tornem os estudantes da rede pública estadual em profissionais mais competitivos e melhor preparados para o mercado de trabalho. Ela explica que trabalhar com jovens da rede pública é possível atingir uma “equidade social”.
“Estamos muito conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o número 4, que é a educação de qualidade. Tentamos oferecer a mesma oportunidade que um aluno de escola particular teria no aprendizado dessas habilidades também para um aluno que, às vezes, está no sertão de Pernambuco.”
Empreendedorismo
Apesar de ser formada em engenharia, Ana sempre se viu sendo empreendedora. A partir do exemplo da próxima mãe, a recifense passou a sempre procurar oportunidades de mercado.
“Eu sempre digo que fui uma criança empreendedora. Sempre gostei dessa ideia de criar negócios. Minha mãe sempre foi empreendedora, mesmo vindo de uma realidade socioeconômica super difícil. Ela sempre empreendeu, criou negócios e liderou pessoas.”
A Quark é uma iniciativa com fins lucrativos. A empresa é parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), que subsidia a assinatura da plataforma a todos os estudantes das escolas públicas do estado. “O nosso último contrato com eles é de R$ 480 mil”.
MIT Technology Review
O prêmio Innovators Under 35 LATAM é o maior reconhecimento da América Latina para jovens inventores, cientistas e empreendedores com menos de 35 anos.
É uma iniciativa da MIT Technology Review, reconhecendo indivíduos que têm o potencial de transformar suas respectivas áreas de atuação, seja na ciência, no empreendedorismo ou em outras áreas de inovação tecnológica.
A cerimônia de entrega ocorrerá no Peru, no dia 7 de novembro, reunindo outros jovens empreendedores de todo o continente.
Leia mais:
Com Porto Digital, comunidade de startups do Brasil se expande na Europa