Cooperativas, associações de produtores e agricultores familiares agora poderão ter seus produtos alimentícios mais valorizados e com maior visibilidade no mercado nacional e internacional. Com a criação do selo “Made in Piauí”, que visa fomentar o desenvolvimento da economia local e de alimentos produzidos no Piauí, além de outras ações para auxiliar a venda e melhor desenvolvimento da mercadoria.
O selo é fruto de uma parceria do Governo do estado com a empresa Polvo Lab, que fará uma análise mercadológica para diversas marcas piauienses, com o propósito de criar modelos de negócios para potenciais investimentos.
O contrato institui a criação do selo “Made in Piauí”, movimento semelhante ao feito por outros estados do Nordeste, como por exemplo do Maranhão em 2018, Alagoas em 2019 e Bahia em 2020. A implementação do selo pretende agregar valor e deixar em mais evidência os alimentos piauienses, de modo que aumente sua competitividade nos mercados nacionais e internacionais.
Outra ação prevista no acordo é o “rebranding” das marcas e dos negócios, para não só melhorar a imagem e aceitação dos produtos, mas também para promover a sustentabilidade ambiental e se adequar ao planejamento do modelo de negócios, atraindo assim mais investidores.
Made in Piauí: novos empregos
Negócios de todas as regiões do estado estarão no radar da empresa, e com a atração de novos empreendedorismos para o Piauí, espera-se um ambiente propício para a criação de novos empregos e que gere um impacto socioambiental positivo.
A Polvo Lab é uma catalisadora de negócios que ajuda e estimula produtos originais do Brasil a terem autonomia no mercado. A empresa tem uma certa experiência no Piauí e já fez projetos no estado, como o “Mel Mesmo”, “Água Boa Mesmo” e o “Experiência Polvo”
Eles atuam em parceria com o colaborador durante todo o processo, analisando o mercado, desenvolvendo o produto de alto valor agregado, criando uma estratégia de venda longeva, abrindo conexões com o mercado e monitorando o impacto socioambiental.
Leia mais: Sustentabilidade ambiental: Ceará é líder no Nordeste e 12º no ranking nacional