Donos de estabelecimentos gastronômicos dos bairros de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta, comunidades da periferia da cidade do Recife, vão receber capacitação gratuita com o objetivo de incentivar a economia criativa nestas regiões. A iniciativa é resultante da parceria já existente entre Prefeitura do Recife e Sebrae — o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ao todo, na primeira etapa, serão beneficiados diretamente 60 negócios, para que criem uma nova rota gastronômica na capital.
A ação faz parte do projeto Recife Criativo, lançado nesta quinta-feira, 1º, na sede do Sebrae na capital pernambucana. O programa, segundo a gestão municipal, visa “fomentar setores estratégicos nos bairros, elevando o patamar da gestão dos negócios e reforçando a presença deles na economia criativa local”. O setor gastronômico foi o primeiro a ser contemplado, mas a expectativa é de que aconteçam outras edições e que se estenda, ainda, por diferentes setores culturais da capital. A ação contempla um investimento de R$ 320 mil, firmado por meio de Acordo de Cooperação Técnica, que será aplicado em diversas iniciativas.
Gastronomia territorial
“A gente inicia o Recife Criativo na área de Gastronomia, pelos dados que a gente leu da cidade, para potencializar negócios existentes nessas três territorialidades”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio. “É um projeto que começa pequeno, mas, depois de entender esses dados, a gente vai verificar se continua somente na área de Gastronomia ou se também atinge outras áreas culturais que a gente tem na cidade, como a moda e o audiovisual”.
O critério para a escolha de Brasília Teimosa, Morro da Conceição e Nova Descoberta foi o “potencial das regiões” devido à densidade de negócios existentes ligados à gastronomia”, como explica Filipe Sampaio, analista do Sebrae. Para embasar a escolha dos estabelecimentos que irão passar por essa espécie de incubação, na última segunda-feira, 29, prefeitura e Sebrae deram início a um estudo detalhado, começando no Morro da Conceição. Serão 20 comércios por bairro.
“Buscamos empreendedores que, de alguma forma, já estão implementando a criatividade na gastronomia, seja com a oferta de um ambiente diferenciado, instagramável, experiências sensoriais, um cardápio diferente ou utilizando novos ingredientes para fazer releituras de pratos, por exemplo. O objetivo dessa iniciativa é entender os potenciais das pessoas que fazem a economia girar dentro das comunidades e atrair não apenas o turista, mas o próprio recifense que, muitas vezes, desconhece o potencial gastronômico presente nas periferias da sua cidade”, explica Filipe Sampaio.
“O projeto tem início em agosto e termina no final de novembro. É uma jornada de três meses. Com a assinatura do convênio, tem o start desse primeiro momento de levantamento de dados, que dura mais ou menos um mês”, detalha Sampaio. O primeiro projeto do Recife Criativo terá três fases de execução: diagnóstico, formação e culminância. Depois da análise dos negócios locais e coleta de dados, os profissionais passam por cursos de capacitação e mentoria.
A expectativa da Prefeitura do Recife é criar, ao final, um novo circuito gastronômico para “potencializar negócios que estão em lugares que ainda não estão vivos aos olhos de tantos recifenses e de tantos estrangeiros que vem turistar na nossa cidade”, afirma a secretária. “Acima de tudo, Recife é negócio e está preparado para receber o turista na comunidade com a mesma excelência do que vai para a Avenida Boa Viagem ou para Casa Forte”.
Donos e representantes de bares e restaurantes dessas localidades interessados em participar da trilha de capacitação podem se candidatar preenchendo o formulário neste link. Um banner para inscrições para o Recife Criativo também estará disponível a partir desta sexta-feira (2), no site do Sebrae-PE, em www.sebrae.com.br/pernambuco.
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