A governadora Raquel Lyra confirmou, nesta quarta-feira (22), que o secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, deixará o cargo nos próximos dias para disputar a Prefeitura do Recife pelo (PSD). Durante visita à Feira do Empreendedor de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, a gestora evitou falar na disputa na Capital Pernambucana. Disse apenas que ele iria para uma “nova jornada”.
“É muito em breve, né? Ele vai disputar… vai partir para uma nova jornada e muito em breve ele vai estar fazendo a desincompatibilização (do cargo)”, destacou Raquel, numa rápida entrevista.
Ela acrescentou, no entanto, que antes de deixar a função, ele deixará toda a programação do São João pronto.
“Mas antes disso (de deixar a secretaria), ele vai deixar todo o circuito (das festas juninas) junto com a Secretaria de Cultura prontinho para a gente brincar o melhor São João que o nosso Estado já viu”, colocou a gestora.
Nas últimas semanas, a governadora vem sinalizando uma simpatia pela candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (Rede) a prefeito do Recife. Em várias cerimônias do Governo ele esteve presente e discursou. Além disso, há alguns dias Raquel foi vista tomando café com o também deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, um dos principais nomes da Federação PSOL/Rede.
O encontro foi visto com uma possível interferência na disputa do colegiado em Pernambuco, que já apontou a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela no Recife, em detrimento do nome de Túlio.
“Túlio Gadelha tem sido um parceiro do nosso Governo e buscado nos ajudar na interlocução em Brasília e no apoio aqui. E não só no apoio de gestão, mas também não apoio político a nossa gestão. E ele tá trabalhando pela sua candidatura dentro do seu partido. E isso não depende de nós. Ele vai disputar o seu espaço”, explicou Raquel.
Ela, no entanto, disse que Túlio conta com o seu “respeito e seu carinho”. “Ele já conta, desde que eu era prefeita de Caruaru, com o nosso respeito, com o nosso carinho por ser um parceiro, que busca sempre ajudar. E eu acho que quem faz o bem sem olhar a quem, a gente precisa respeitar e ter por ele muito carinho”, finalizou Raquel.
Raquel visita Feira do Empreendedor
Após a entrevista, a governadora Raquel Lyra percorreu os corredores da 12ª edição da Feira do Empreendedor de Pernambuco, promovida pelo Sebrae-PE, com o objetivo de reunir experiências de negócios e empreendedorismo.
A gestora visitou espaços do evento, além dos estandes do Governo do Estado, que contemplam a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e Corpo de Bombeiros. As secretarias e órgãos estão disponibilizando serviços e informações sobre programas estaduais.
“O Sebrae tem sido um grande parceiro do desenvolvimento de Pernambuco, do fomento à capacidade empreendedora da nossa gente, e nada melhor do que reunir tudo isso na Feira do Empreendedor. O Governo de Pernambuco está presente aqui com secretarias e agências, garantindo informações sobre os nossos cursos, possibilidades através do programa Bora Empreender, com a disponibilização de crédito, especialmente voltado para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Para o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro da entidade.
“A governadora sempre teve atenção com o empreendedorismo, com a qualificação profissional. Hoje é o primeiro dia da feira e pela expectativa de pessoas inscritas nós acreditamos que vai ser um evento de grande qualidade, com debates, dicas de negócios na área de inovação, tecnologia, ou seja, um movimento de integração muito grande”, afirmou.
A Sedepe assinou dois convênios com o Sebrae-PE para o evento, que somam R$ 1,6 milhão, sendo 50% do Executivo estadual e 50% do Sebrae. Os convênios integram o programa Qualifica PE, que irá ofertar mais de 25 mil vagas em cursos de capacitação para a população pernambucana.
Grande parceiro
Para o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro da entidade.
“A governadora sempre teve atenção com o empreendedorismo, com a qualificação profissional. Hoje é o primeiro dia da feira e pela expectativa de pessoas inscritas nós acreditamos que vai ser um evento de grande qualidade, com debates, dicas de negócios na área de inovação, tecnologia, ou seja, um movimento de integração muito grande”, afirmou.
A Feira do Empreendedor segue até o dia 25 de maio, com a presença de mais de 20 espaços temáticos, que oferecerão capacitações, oficinas, orientações, rodas de conversas e diversas experiências interativas para quem busca atualização e networking.
Veja também: